OPINIÃO

Fatos 19/02/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Candidatos
O prefeito Luciano Azevedo não deve ter muito trabalho na substituição de secretários. Em função da característica técnica do secretariado prevalecer sobre a política, poucos serão os que irão concorrer nas eleições deste ano. Três parecem os mais prováveis: Saul Spinelli, da Assistência Social vai pelo PSB e João Campos, da Habitação, pelo PMDB, concorrerão a vereador. O secretário de Obras João Bordin, PSB, deve ser o vice na chapa do atual prefeito de Marau, Josué Longo, PP. No caso dos dois secretários que disputarão vaga de vereador, os mesmos devem deixar os cargos, como preconiza a Legislação Eleitoral. Já Bordin, por concorrer em outro município, não tem obrigação legal de deixar a função.

Alianças
A formação de coligações consistentes (com partidos tradicionais com tempo de TV e rádio) é fundamental para quem quer chegar ao poder. O PP de Passo Fundo tem na lista um pré-candidato com densidade eleitoral já testada e comprovada. É indiscutível o potencial do ex-prefeito Osvaldo Gomes. Sozinho, é capaz de ultrapassar a barreira dos 20 mil votos. O restante é trabalho partidário, das alianças e da estratégia de campanha. Sabendo disso é que na agenda dos progressistas estão dois partidos da base aliada do prefeito Luciano Azevedo: PTB e PSDB.

Governabilidade
O sistema eleitoral brasileiro favorece o toma-lá-da-cá. As chances de chegar ao poder são maiores para quem compõem alianças amplas e que assegurem bom espaço de propaganda eleitoral. E, na hipótese de vitória, a composição pode assegurar a governabilidade. Sem maioria no Parlamento, governo nenhum consegue governar. Mas, tem um porém: para governar com maioria tem que lotear espaços. O pré-eleitoral é o momento propício para negociar a divisão destes lotes. Estamos em meio às articulações.

Cenário
Um dia depois de a deputada Manuela D´Ávila, PCdoB, anunciar que não disputará a prefeitura de Porto Alegre, a ex-deputada Luciana Genro, PSOL, informa que será candidata. Com a desistência de Manuela, o PT buscará nos próprios quadros um candidato, já que havia a possibilidade de apoiar a deputada.

Pneus

Depois de suspender por um dia o recolhimento dos pneus, em Ernestina, o serviço deve ser retomado nesta sexta-feira. Ficou acertado que a Reciclanip vai disponibilizar quatro caminhões e mão de obra para dois caminhões, e o município entrará com mão de obra para os outros dois caminhões. A estratégia do trabalho da próxima semana ainda será definido. 

 

Gostou? Compartilhe