Os jovens de nossa Diocese, como acontece em todo o Brasil, estão envolvidos no projeto Rota 300: “300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão!” No dia 21 de fevereiro uma caravana de jovens trará, de Aparecida, a imagem peregrina, que visitará todas as paróquias da Diocese: igrejas e todas as instituições que desejarem recebê-la.A acolhemos com alegria e muita esperança de que este projeto trará um grande incentivo na evangelização, sobretudo dos jovens. Em continuidade com a caminhada de evangelização da juventude em nossas dioceses, o projeto é motivado pelo tricentenário do encontro da venerada imagem de Nossa Senhora Aparecida, que celebraremos em 2017. O projeto se concluirá com uma grande peregrinação nacional ao Santuário de Aparecida, em julho de 2017.
Este é um projeto dos jovens e para os jovens. O Setor Juventude de nossa Diocese já tem uma programação que contempla todas as paróquias, comunidades, entidades e grupos que desejam acolher a imagem peregrina, que se estenderá durante todo o ano. Importante ressaltar que este projeto está alicerçado em três eixos, de modo articulado e integrado com a caminhada pastoral de nossas paróquias. O primeiro é a missão. Esta visa favorecer experiências missionárias significativas aos jovens e animá-los para o engajamento em suas comunidades de origem. O jovem que está no caminho do seguimento de Cristo, irradia esta alegria aos outros jovens e a misericórdia aos sofredores. O segundo refere-se à assessoria. Sente-se a necessidade de aumentar o número de adultos que assumam a vocação de assessores de jovens e de suas organizações presentes nas paróquias. Adultos que amem os jovens e os acompanhem neste caminho de evangelização. O terceiro eixo são as estruturas de acompanhamento. O Setor Diocesano da Juventude é o espaço de organização de toda a ação evangelizadora dos jovens, a partir do especifico de cada carisma dos grupos, movimentos e pastorais. Perguntemo-nos: quais os espaços que são confiados aos jovens em nossas comunidades e paróquias? Valorizemoso protagonismo juvenil, com seus grupos, na diversidade de suas expressões.
A peregrinação de Aparecida pelas nossas paróquias será a presença da imagem da “Mãe de Deus e nossa”, tão querida pelo nosso povo. Recordando o que disse o Papa Francisco aos bispos do Brasil, sua história traz consigo um modo de ser cristão, de ser Igreja. Em primeiro lugar, neste Ano da Misericórdia, nos ensina a reconciliação, congregar, juntar as partes, como foi com a imagem quando foi encontrada. “A Igreja tem sempre a necessidade urgente de não desaprender a lição de Aparecida; não a pode esquecer. As redes da Igreja são frágeis, talvez remendadas; a barca da Igreja não tem a força dos grandes transatlânticos que cruzam os oceanos. E, contudo, Deus quer se manifestar justamente através dos nossos meios, meios pobres, porque é sempre Ele que está agindo.” (27 de julho de 2013). Enfim, acolhamos com alegria a imagem peregrina e os jovens que a conduzirão. Será uma grande bênção para toda a nossa Diocese.