OPINIÃO

A proteína e o ferro são alicerces da saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Hoje, vamos destacar a importância fundamental do feijão para a saúde humana.

O feijão, sem dúvidas, vem sustentando a alimentação do brasileiro. Além de combinar com vários outros tipos de alimentos, especialmente com o arroz, ele é sempre lembrado por especialistas da saúde. O feijão protege a pessoa contra o câncer e diversas outras doenças. Por isso recomenda-se que cada pessoa ingira, diariamente, uma porção de leguminosa (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e/ou soja). O feijão contém nutrientes fundamentais necessários para um bom funcionamento do organismo.

Ele oferece aminoácidos essências intitulados lisinas. Diga-se, para uma melhor compreensão que o nosso organismo não produz sozinho e por conta própria este tipo de proteína. Por isto precisamos incluí-lo na dieta diária.

É claro que o ferro e a proteína encontradas nas leguminosas não podem ser a única fonte proteica de uma dieta. Salutar a ingestão de carnes e laticínios, estes últimos com algumas reservas. A carne deve ser sempre que possível magra e branca e os laticínios de preferência desnatados/ligth/zero de lactose.

Ninguém pode ignorar que as proteínas são indispensáveis para os tecidos do corpo, como por exemplo para os ossos, músculos e demais órgãos.

100g de feijão cozido equivalem 8,6 de gramas de proteínas, de acordo com a Tabela de Composição Química dos Alimentos, enquanto que a mesma quantidade de peito de frango contém 31gramas de proteína. Vê-se, assim, a importância também da carne.

Quando viajamos para o exterior sentimos muita falta do feijão, o que significa a importância saudável deste hábito alimentar.


Gostou? Compartilhe