Carnaval I
A noite de sábado (20) foi marcada pela apresentação do trabalho das escolas de samba de Passo Fundo, com a realização da Mostra dos Enredos das 7 agremiações da cidade. “No Carnaval existe uma mescla de culturas, em que todos se integram de maneira incrivelmente democrática, quebrando quase sem perceber cadeias de preconceitos, rompendo formalidades e derrubando máscaras. Aprendemos muito com o Carnaval 2016 e tenho certeza de que ele servirá de alicerce para termos um esplêndido Carnaval em 2017”, afirmou o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo, Gilvan Marinho.
Carnaval II
O evento organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (LIESPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo manteve a proposta de não repassar dinheiro público para as escolas de samba. ?Todos passam a ser protoganistas do mesmo espetáculo, cuja a tônica é a alegria, a criatividade e liberdade de expressão?, destacou o secretário municipal de Cultura, Pedro Almeida. Neste ano, o cancelamento do desfile aconteceu em função da falta do convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, de espaço adequado e de patrocínio da iniciativa privada. A Mostra de Enredos foi a alternativa encontrada para mostrar à comunidade a produção das agremiações. Subiram ao palco do Play Center do Clube Recrativo Juvenil as seguintes escolas:
Horário
A partir de 1º de março, o atendimento externo nas unidades judiciárias da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, de primeiro e segundo graus, iniciará às 11h, uma hora além do horário habitual (10h). O expediente interno também sofrerá alteração, passando, a partir da mesma data, a ser realizado das 8h às 18h, em vez das 8h às 19h. As medidas foram aprovadas na última sexta-feira (19) pelo Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A resolução administrativa que regulamentará os horários será publicada nos próximos dias. O objetivo da Corte é reduzir os gastos com energia elétrica, um dos caminhos para se adequar à restrição orçamentária imposta pelo Governo Federal ao Poder Judiciário neste ano. O TRT-RS sofreu corte de R$ 33,2 milhões nas verbas de custeio e investimentos em 2016.
OAB-Nacional
O governador José Ivo Sartori estará presente na solenidade de posse da nova Diretoria Nacional da OAB para o período de 2016 a 2018, que ocorre nesta terça-feira (23), às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O novo presidente da OAB é o advogado gaúcho Claudio Lamachia, que dirige atualmente a presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A diretoria que será empossada é composta ainda pelo vice-presidente Luis Cláudio da Silva Chaves, pelo secretário-geral Felipe Sarmento Cordeiro, pelo secretário-geral adjunto, Ibaneis Rocha Barros Junior, e pelo diretor tesoureiro, Antonio Oneildo Ferreira. Lamachia é o segundo gaúcho a liderar a Ordem.
Emprego
As Agências FGTAS/SINE contam com 3.364 vagas de emprego abertas em todo o estado. Desse total, 81,51% das vagas não exigem experiência. Para se candidatar a uma oportunidade de trabalho, basta comparecer à Agência FGTAS/SINE mais próxima, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As ocupações com o maior número de vagas são alimentador de linha de produção (497), faxineiro (162), abatedor (138), atendente de lojas e mercados (124) e vendedor de comércio varejista (117). 22,89% das oportunidades exigem Ensino Médio completo; 17,21%, Ensino Fundamental incompleto e 14,36%, Ensino Fundamental completo. A faixa salarial da maior parte das vagas varia de 1 a 2 salários mínimos. Os municípios com o maior número de oportunidades são Porto Alegre (463), Passo Fundo (146), Osório (133), Nova Araçá (118) e Farroupilha (98).