OPINIÃO

Sinal vermelho na segurança pública

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O aumento da criminalidade no interior do Estado pode ser medido pelo destaque recebido na imprensa da capital. A falta de efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil são apontados como uma das causas do quadro de insegurança que ronda até as mais pacatas cidades. Na terça-feira (16) o tenente coronel Pedro Wilson Pacheco, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Erechim apresentou um balanço comparativo das ocorrências registradas entre 2014 e 2015. 

 

I I

Classificou a Legislação como “branda”, o que segundo o militar contribui para o aumento de determinados crimes. Repetiu o que os seus superiores tem afirmado em entrevistas: o efetivo é muito reduzido, menos da metade do necessário para a região. O “prende e solta”, foi apontado pelo comandante como um dos fatores de desmotivação da tropa. Refutando a ideia de rixa entre a BM e Polícia Civil, Pacheco citou o bom relacionamento e as inúmeras ações em conjunto.

 

I I I

O 13º BPM tem sob sua jurisdição 37 municípios distribuídos numa área de 8.208 quilômetros quadrados, com 249.547 habitantes. As duas maiores cidades são Erechim e Getúlio Vargas. Em 2014 ocorreram 30 homicídios dolosos e no ano passado 36. Dentre as ocorrências em maior número está o furto: 2.952 no ano retrasado e 2.923 em 2015. O roubo de veículos saltou de 25 para 66 de um ano para outro. Delitos relacionados a armas foram 151 em 2014 e 154 no ano seguinte. E ainda 78 ocorrências relacionadas ao tráfico no ano retrasado e 80 em 2015.

 

I V

O estelionato teve uma redução significativa no comparativo: em 2014 foram 280 e no ano passado 240 casos. O número de atuações por dirigir sem CNH caiu de 528 em 2014 para 312 em 2015. Nos dois últimos anos a Brigada Militar confeccionou 17.161 autos de infração, sendo 10.207 no ano retrasado e 6.954 no ano passado, uma média de 715 a cada mês. Pagando uma carga tributária excessiva a sociedade gaúcha não se ilude que os índices de criminalidade sejam reduzidos e tem cada vez mais buscado serviços de empresas especializadas e incorporado tecnologias na proteção de seus bens.

 

Curtas:

# O advogado Lucas Serafini é o novo assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas.

# Até o último dia útil de janeiro o cargo foi ocupado pela advogada Rosane Carbonera Cadorin.

# Para a assessoria de imprensa o vereador Vilmar Antônio Soccol (PTB) convidou a jornalista Bruna Salvador.

# Autoridades de diferentes esferas da sociedade civil e pública participaram na manhã de sexta-feira (19) da abertura da Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária, Artesanatos e Serviços de Ipiranga do Sul.

# Na oportunidade foi apresentada  às propostas de ação em prol das demandas prioritárias da região Norte do RS.

# A pavimentação da BR-153, entre Erechim e Passo Fundo, e a duplicação da BR-255, entre Passo Fundo e Carazinho, estão entre as demandas.

# A mobilização é liderada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pelos Coredes Produção e Norte.

# O prefeito anfitrião Mário Luiz Ceron (PTB) e o reitor da UPF, José Carles de Souza, coordenaram o encontro.

# Na sessão ordinária da Câmara de Getúlio Vargas de sexta-feira (19) foram apreciados seis projetos de lei enviados pelo executivo.

# Dois projetos são de convênios entre a Prefeitura de Getúlio Vargas e a Associação Aquarela Pró-Autistas e Fundação Hospitalar Santa Terezinha, ambas de Erechim, respectivamente, e dois com o Hospital São Roque.

# Os demais projetos são para contratação de auxiliar de professor e professor de atendimento educacional especializado (AEE), em caráter temporário.

 

 

Dito & Feito:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, na quarta-feira (17), em sessão do seu Pleno, homenagem, in memoriam, ao Conselheiro Adroaldo Mousquer Loureiro. A homenagem, proposta pelo presidente Marco Peixoto, destacou a contribuição do conselheiro falecido na última sexta-feira (12) ao Tribunal. A vaga aberta com a morte do conselheiro será preenchida por indicação do governador José Ivo Sartori (PMDB). Dentre os cotados estão os deputados Alexandre Postal e Gilberto Capoani, ambos do PMDB. O PDT quer  a indicação do ex. Secretário da Saúde, Ciro Simioni, para o cargo aberto com a morte do ex. prefeito de Santo Angelo.

Gostou? Compartilhe