OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aferindo a lógica
Dias 23 e 27 de março, a empresa Azul fará voos entre Porto Alegre e Passo Fundo. A informação é de que esses voos servirão para uma “aferição do fluxo de passageiros”. A empresa, que manteve por muitos meses dois voos diários entre Passo Fundo e Porto Alegre, não teria mais informações sobre a ocupação nesta rota? Ora, em Passo Fundo sabemos que a ocupação era excelente. Mesmo assim, resolveram “aferir” em apenas dois voos? E em plena Semana Santa? Então tá. Fato semelhante ocorreu em 1980 com a ligação ferroviária entre Passo Fundo e Porto Alegre. O percurso, que era feito pelo confortável Trem Húngaro, foi interrompido e provocou muitas manifestações. Então a RFFSA resolveu fazer uma viagem especial de “avaliação”. A composição trouxe políticos e outros convidados, em trupe liderada pela ARI – Associação Riograndense de Imprensa. A “avaliação” constou de uma recepção calorosa, churrasco, abraços e muitas promessas. E, depois disso, nunca mais vimos o Trem Húngaro.

 

Armadilhas
Não faltam obstáculos nas calçadas de Passo Fundo. Dentre tantos, o obstáculo mais perigoso é o estado deplorável das próprias calçadas. Buracos, lajotas soltas ou fora de nível transformam-se em desafios para quem circula pelo Centro da cidade. O mais grave é que essas armadilhas representam um grande risco à integridade física. Há poucos dias, o amigo Aldo Battisti foi vítima de uma calçada com piso irregular. As consequências foram graves, incluindo uma fratura. E o acidente ocorreu em ponto nobre da área central. Pedras soltas, pedras empilhadas e falta de pedras no passeio público são uma pedra no sapato dos passo-fundenses.

 

Requalificação
Espero que o infortúnio do Aldo, que se recupera bem, sensibilize e atraia mais olhares para os passeios públicos. E não são apenas as lajotas soltas, pedras e água acumulada. As calçadas de Passo Fundo ainda oferecem uma ampla variedade em desníveis. Acessos para garagens propiciam cortes e elevações em diversos ângulos e proporções. É uma condição vergonhosa. Faltam normas regulamentares ou uma fiscalização regular? Ou, além disso, uma nova visão que permita uma requalificação do Centro de Passo Fundo? Em Erechim, antigo 8º Distrito de Passo Fundo, o centro histórico e comercial já está sendo requalificado. Interessante, né?

 

Imposição de horários
Há 30 anos, a rejeição ao horário de verão era quase unânime. Agora as opiniões já estão divididas. Adiantando o relógio em apenas uma horinha, a economia de energia na região Sul ficou em torno de 1,2%. Domingo, terminou o horário de verão e recuperamos uma hora perdida. Porém, neste mesmo domingo, lamentavelmente os supermercados estavam fechados.

 

Trilha sonora
Pianista, compositor e cantor, Neil Sedaka mantém uma duradoura carreira. Seu primeiro disco é de 1959 e o mais recente de 2013. Nascido em Nova Iorque, Sedaka fez muito sucesso com twist e rock, antes de hits românticos como "Laughter In The Rain", de 1974.

Confira no link: 

http://migre.me/t3waq

Gostou? Compartilhe