Atraso nas correspondências causa mudança na rotina

Empresa é responsável pela entrega, entretanto, consumidor deverá buscar alternativas para não pagar juros

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Correspondências atrasam, e chegam em grande quantidadeCorrespondências atrasam, e chegam em grande quantidade
Correspondências atrasam, e chegam em grande quantidade
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O atraso na entrega de correspondências, por parte dos Correios, é um problema que vem afetando a população de Passo Fundo há algum tempo. A moradora da rua Ludovico Della Mela, no bairro Vera Cruz, Francisca Colombo, relata que há aproximadamente um ano, suas correspondências e contas chegam atrasadas em sua casa, assim, precisou se readequar para não depender mais dos Correios, pois estava sempre pagando juros devido ao atraso.  “Os boletos nós precisamos buscar online e imprimir, ou usar o débito em conta para não pagarmos multa”, diz. Ela ainda revela que antigamente era o mesmo carteiro que entregava as correspondências, entretanto desde que começou os atrasos é sempre um funcionários diferente que realiza as entregas.

O Correio afirma que em Passo Fundo há 97 carteiros trabalhando e que devido as situações como aposentadoria e afastamento por motivos de saúde, existe um déficit variável, mas que é realizado mutirões e realizações de horas extras para sanar esse problema. Em nota, a assessoria de imprensa dos Correios afirma que em média são entregues 59 mil objetos postais por dia no município, podendo ocorrer atrasos em casos pontuais. Questionado sobre a contratação de novos profissionais, os Correios relataram que até que seja realizado novo concurso público, só é possível fazer contratações emergenciais. “Em Passo Fundo, há 9 trabalhadores contratados através dessa modalidade para realizar a entrega quando há situações de empregados concursados afastados temporariamente por motivo de saúde”, conclui. Os Correios também afirmam que em caso de atraso ou qualquer outro time de reclamações existe os canais para que se faça o registro de formal: o site www.correios.com.br ou pelo telefone 0800 725 0100.

 

O que fazer?
O coordenador do Balcão do Consumidor, Rogerio da Silva, explica que o Correio é uma empresa prestadora de serviço, responsável pela entrega de objetos e correspondências, e que quando não cumpre a data de entrega, está infringindo o que foi acordado, entretanto, não justifica ao consumidor não pagar os juros, pois ele sabia da data de vencimento da conta e tem tempo para buscar outras alternativas. “São duas coisas diferentes. A primeira é o descumprimento por parte dos Correios, a segunda é que o consumidor tem tempo para ir atrás. Atualmente todas as empresas disponibilizam o boleto eletronicamente ou é possível realizar débito em conta. Quando vê que está próximo da data, e não recebeu a fatura, o consumidor deve procurar a empresa”, relata. Já em casos que em que o cliente compra alguma coisa e a entrega atrasa, primeiramente o consumidor precisa ver de quem é a responsabilidade pelo atraso, se é da dos Correios. Após isso, é necessário entrar em contato com o culpado para conseguir a solução do problema. Caso não consiga, o consumidor deverá buscar o Procon ou o Balcão do Consumidor. “Se eu comprar um livro em uma livraria e for contratado a entrega em até 15 dias, e houver um atraso, primeiro será necessário descobrir de quem foi o erro, que pode ser da empresa que demorou para enviar, ou dos Correios que atrasou a entrega. Posteriormente, deverá entrar em contato para que o problema seja solucionado, o que na maioria das vezes acontece, pois as empresas de uma modo geral, têm um sistema de controle eficaz. Mas caso não seja resolvido, o consumidor deverá buscar o Procon ou o Balcão do Consumidor, com os documentos e os números de protocolos, para buscar as ações cabíveis”, conclui Rogerio. 

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