A Secretaria dos Transportes e o Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) confirmaram o reestabelecimento do VOR no Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo. O equipamento auxilia nos pousos e decolagens do aeroporto. Segundo a diretora do Departamento Aeroportuário (DAP), Lígia Barreto Alves, a Aeronáutica, por meio do seu Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), realizou testes durante toda terça-feira para que a liberação do aparelho acontecesse. Ainda conforme a Diretora, essa foi uma luta que a Secretaria dos Transportes vinha travando desde o início da gestão do secretário Pedro Westphalen.
O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, também recebeu com entusiasmo a notícia da liberação do VOR. Conforme o titular da pasta, essa ação mostra a importância e o investimento que o Estado está fazendo para valorizar os aeroportos regionais. “Vínhamos trabalhando nisso e, com certeza, vamos seguir buscando melhorias nos nossos aeroportos e também em todos os outros modais que temos disponíveis no Rio Grande do Sul”, concluiu Westphalen.
E essa não é a única novidade para o aeroporto Lauro Kurtz. O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) concluiu a elaboração de procedimentos RNAV. Os mesmos entrarão em vigor no 31 de março de 2016 e estarão disponíveis para consulta no site http://www.aisweb.aer.mil.br . O RNAV é um “método de navegação que permite a operação de aeronaves em qualquer rota dentro da cobertura de ajudas à navegação referenciadas na estação ou dentro dos limites da capacidade de ajudas autocontidas, ou uma combinação das duas” [ICAO, 2008:pp.I-A1-1]. Assim, as restrições impostas pelas rotas e procedimentos convencionais são removidas, aumentando a eficiência e otimização operacional do voo.
Voos Porto Alegre
A Azul Linhas Aéreas confirmou a retomada dos voos entre Porto Alegre e Passo Fundo. A autorização para a operação da rota em caráter experimental nos dias 24 e 27 de março já foi emitida pelo DAP, e as passagens já estão sendo comercializadas pela companhia. A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), lançado pelo governo estadual em 2015.
Relembre
O VOR do Aeroporto de Passo Fundo ficou inoperante no dia 6 de junho de 2014. Sem o aparelho, muitos voos vindos de São Paulo em dias com chuva e nevoeiro foram desviados para Chapecó. O conserto foi realizado no final daquele ano e, desde então, aguardava aferição e liberação.