O Hemocentro Regional de Passo Fundo precisa de doadores de sangue, principalmente dos tipos O positivo e O negativo. A coordenadora de captação de doadores, Alexandra Mazzola, não proteja um número para repor o estoque. “Precisamos de muitos doadores e com urgência”, afirma. Segundo ela, a necessidade ocorre devido ao número de pacientes que passaram por cirurgias recentemente e necessitam dos dois tipos sanguíneos. O estoque de sangue O negativo chegou a zerar em fevereiro no Hemopasso. Isso ocorreu pelo aumento da demanda devido a acidentes de diversos tipos que aconteceram no feriado prolongado.
O tipo O- é muito procurado por ser “doador universal”, e acaba sendo utilizado em emergências quando não há tempo para fazer uma prova de compatibilidade. Já o O + tem maior incidência na população e é o que tem maior saída no Hemopasso. Desde o final de dezembro, com o fechamento do Banco de Sangue de Erechim, o Hemopasso está abastecendo temporariamente os municípios da região do Alto Uruguai. Assim, ele fica responsável pelos139 municípios da região de sua abrangência e temporariamente mais a demanda dos hospitais dos 32 municípios da região de Erechim.
Agendar a doação
O doador deve apresentar documento de identificação com foto. O Hemopasso atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30min, sem fechar ao meio-dia. Para realizar a doação de sangue, é necessário agendar horário pelo telefone (54) 3311-5555.
Para doar é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - ou, acima disso, ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Ter peso igual ou superior a 50kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não estar grávida, nem amamentando;
- Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.
- Não fazer uso de drogas injetáveis;
- Não ter contraído Sífilis, Hepatite, Doença de Chagas ou AIDS.
Hemopasso precisa com urgência de doadores de sangue
· 1 min de leitura