A atenção integral dada pela Prefeitura de Passo Fundo à saúde das mães e dos bebês ajudou a reduzir, pelo terceiro ano consecutivo, a mortalidade infantil no município. O Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, criado pela administração municipal em 2013, já atendeu mais de 1.000 gestantes em situação de risco e tem traduzido o compromisso da gestão com a atenção à primeira infância. "O trabalho para reduzir a mortalidade tem sido um esforço desde o primeiro ano de governo e está dando resultados animadores. Foi para isso que criamos o programa Meu Bebê, Meu Tesouro, que já viu centenas de crianças nascerem", afirmou o prefeito Luciano Azevedo. Em 2015, o Coeficiente de Mortalidade Infantil foi de 8,6 para cada 1.000 nascidos vivos, o que representa uma queda de 34% em relação a 2012.
“A meta no início do programa era de redução de 10% ao ano, portanto superamos a meta em mais 14% neste segundo ano, já que o programa iniciou em maio de 2013. O prefeito Luciano sempre nos cobrou trabalho e prioridade absoluta para as crianças, trata-se da consolidação de uma rede de iniciativas que seguem em 2016 com novas abordagens, novas tecnologias e mais investimento no futuro de Passo Fundo”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
Cuidando do futuro
O Programa Meu Bebê, Meu Tesouro envolve um conjunto de ações voltadas a estimulação, proteção e cuidado da gestante e da criança. A partir de assistência à saúde e à educação que se configuram em uma rede, busca-se o diálogo com vários setores. A proposta envolve atividades periódicas de cuidados e estímulos com o objetivo de diminuir o índice de mortalidade infantil e estimular o afeto entre mãe e filho.
O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), entre outros procedimentos.