OPINIÃO

Fatos 26-02-2016

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Inércia

Lideranças da região realizam nesta sexta-feira um protesto pela falta de conservação da ERS 324 no sentido Passo Fundo-Pontão. A estrada é de extrema importância para o escoamento da safra que já está na faze de colheita. Buracos enormes tomam conta da pista e quem circula normalmente pelo trecho acaba prejudicado. A Acisa é uma das entidades envolvidas na organização do protesto que começa às 10h e seguirá por boa parte do dia. A ideia é interromper a rodovia a cada 30 minutos. O presidente da Acisa, Marcos Mattos reclama da inércia do Estado quando a conservação do básico. “Se há previsão orçamentária para manutenção da infraestrutura, então o governo deve aplicar este recurso na recuperação das rodovias. Se o governo não faz, está sendo inerte”, diz Mattos, acrescentando que não estamos falando de obras novas, mas do que já existe.

Cherini

A boa atuação e a capacidade de liderança do deputado federal Giovani Cherini (PDT) garantiram sua reeleição como coordenador da Bancada Gaúcha Federal, em eleição ocorrida na tarde desta quarta-feira, 24. Dos 18 votos de deputados federais e senadores, o parlamentar recebeu 17. O mandato de Giovani Cherini se estenderá até fevereiro de 2017.  “Vamos manter nosso trabalho em todas ações que forem de interesse do Rio Grande do Sul”, ressaltou o deputado federal. Em 2015, Cherini liderou os parlamentares em mais de 65 encontros em Brasília, Porto Alegre e interior do Estado. O primeiro compromisso da nova gestão já está marcado para sexta-feira, 26, pela manhã, em Porto Alegre, com o governador José Ivo Sartori.

Legista

Os deputados estaduais Gilmar Sossella (PDT) e Gilberto Capoani (PMDB) pediram ao chefe da Casa Civil, Marcio Biolchi, a contratação emergencial de médicos legistas para atender Erechim e o Alto Uruguai. Atualmente, o Posto Médico Legal do município está sendo atendido por profissionais de Passo Fundo. Na última terça-feira, o corpo de uma vítima ficou mais de seis horas aguardando a perícia. O fato gerou revolta entre familiares e moradores de Erechim. Há situações que são incompreensíveis e indignantes.

Resposta

Não se esperava outra coisa: foi rápida a resposta da direção da Cesa em relação a notificação da prefeitura. A área da unidade de Passo Fundo estava abandonada a própria sorte, tomada pelo matagal e com depósitos de água servindo de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. A limpeza começou há uma semana e, em dez dias, deve estar concluída. Os tanques com água estão sendo eliminados.

Expectativa

O governo do Estado deve anunciar nesta sexta-feira se terá condições de pagar integralmente os servidores no último dia do mês, 29. Enquanto isso, professores prometem começar o ano letivo com paralisação.  Se melhorar, acho que piora.

 

Gostou? Compartilhe