Cerca de duas mil pessoas se aglomeraram ao longo da avenida do Barão, na Cohab I, para acompanhar a Muamba do Carnaval/2016, no sábado à noite. Organizado pela Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo, após o anúncio feito pela Prefeitura Municipal de que não haveria o tradicional desfile, o evento contou com a participação das escolas de samba, União da Vila, Bom Sucesso, Bambas da Orgia, Unidos da Operária e Academia de Samba Cohab I.
Como não havia disputa de pontos, as entidades improvisaram em seus desfiles, levando apenas uma parte da escola. Logo após a entrega da chave da cidade à Corte, a União da Vila abriu a festa, transformando a principal avenida do bairro em passarela do samba. Em seguida, foi a vez da Bom Sucesso, com Bambas da Orgia na sequência. Penúltima escola a desfilar, a bateria da Unidos da Operária contagiou o público, que acompanhava da calçada, dos pátios das casas e das sacadas. Anfitriã do evento, a Academia de Samba Cohab I, atual campeã do carnaval de Passo Fundo, encerrou a Muamba, por volta da 1h30min, sob chuva, levando a escola completa para a avenida, incluindo carros alegóricos
Para garantir a segurança no local, a Guarda Municipal de Trânsito fechou as ruas de acesso à avenida. A estrutura contou ainda com banheiros químicos e diversas barracas de alimentos e bebidas. “Foi uma festa da família. Não tivemos nenhuma ocorrência. Só tenho a agradecer aos presidentes das escolas que não mediram esforços para participar” disse, Gilvan Marinho, presidente da Liga. Segundo ele, a Muamba será mantida como parte da programação do carnaval para 2017. “Teremos a segunda edição em 2017, mesmo com o desfile oficial. Será novamente aqui na Cohab I” ressaltou.
Carnaval fora de época
· 1 min de leitura