Covardia
A violência aumentou e pessoas inocentes estão morrendo. Vemos isto passivamente todos os dias e além de Passo Fundo a realidade é de todo o Brasil. Matam por nada e matam mesmo sem reação das vitimas. Osmar Drey, comerciante da Cohab I simboliza a dor de muitas famílias de nosso município que passaram pela dor de ver um familiar assassinado a sangue frio pelos marginais. Temos vários casos e podemos aqui elencar o taxista assassinado, da idosa morta no Bairro São José, vigilante da lotérica na Sete de Setembro, comerciante do Valinhos e vários outros crimes bárbaros de nossa cidade. Vida que viram índices de criminalidade. Exigir de quem? Pedir segurança para quem? Isto é responsabilidade dos governos e os nossos governantes devem sim fazer uma força tarefa para acabar com esta barbárie que estamos vivendo. Não é normal e não acharei normal um homem bom como Drey morrer da forma covarde que morreu. Não aceito as desculpa do governo que falta efetivo e nem mesmo que faltam espaços no presídio, porque mais de R$ 8 milhões voltaram para Brasília por falta da construção da nova prisão.
Impunidade
Um dos motivadores da violência é a impunidade. Saber que um assassino com bom advogado e sem antecedentes ficam não mais de cinco anos na cadeia. Saber que traficantes conseguem liberdade com a justificativa que não oferecem perigo a sociedade. Ver a dor das famílias por toda a vida, enquanto os assassinos ficam em liberdade é sim um ato de covardia contra as pessoas de bem deste país. Temos que defender os direitos humanos, mas temos que defender também os humanos direitos. Quem lembra daquela senhora que foi assassinada e colocada no porta malas ? Quem lembra do taxista assassinado em 1992 e que deixou seis filhos com a viúva ? Quem se lembra da comerciante da Vila Luiza assassinada e que deixou seu filho autista? Quem se lembra de tantos e tantos casos de assassinatos que levaram vidas de pais, mães e filhos de família? Certamente muitos esqueceram destes casos, assim como esqueceram do Drey. Agora quero lembrar que os assassinos estão soltos, soltos e cultivando a liberdade sem que tenham pago pelos crimes que cometeram. Covardia. Covardia e mil vezes covardia. Educação sim, paciência sim, mas lamentavelmente estão matando porque sabem que neste país a vida vale muito pouco e que do cemitério ninguém sai, mas da cadeia não tem sido tão difícil.
Culpa
Culpa de quem? Esta é a pergunta que fazemos e queremos resposta, pois o rapaz que entrou na loja do Drey e matou um homem que se quer reagiu é assassino. Os jovens que mataram a idosa no Bairro São José são assassinos e merecem cadeia por muitos e muitos anos. Isto serve de exemplo, pois quando os assassinos mofarem na cadeia, outros pensaram três vezes antes de matar alguém.
Família
A família é a base de tudo e tenho tido por aonde vou que filhos não podem ser subproduto do sexo. Sou contra o controle de natalidade, mas a favor do planejamento familiar. Os governos não incentivam o planejamento pois isto favorece os bolsões de miséria onde os políticos corruptos fazem a farra em épocas eleitorais. Uma senhora com nove filhos caminhou sem nenhum sucesso para fazer a laqueadura pelo SUS. Teve o 10° e ainda espera a burocracia do sistema. O estado tem suas obrigações e devemos exigir que façam o que tem que ser feito, mas isentar pais de educarem seus filhos. Isentar homens que abandonam as mulheres e filhos a própria sorte. Responsabilidade. Colocou filho no mundo que o assuma e se não assumir, que não coloquem outros. Simples assim.