OPINIÃO

Eleição municipal em debate

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma candidatura de consenso para a Prefeitura de Getúlio Vargas pautou a reunião realizada no plenário da Câmara na noite de quinta-feira (25), logo após a sessão ordinária. A iniciativa partiu de um grupo liderado pelo vereador Eliton Andretta (PMDB) que convidou os colegas e dirigentes dos quatro partidos com assento no legislativo (PP, PMDB, PT e PTB). Também foram convidados os presidentes do DEM, PDT, PSDB, PSB, PSD e PPS, todos devidamente registrados junto à 70ª Zona Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral.
 
I I
 
A aprovação e os termos da possível candidatura de consenso devem ser submetidos nas convenções partidárias que acontecem entre 20 de julho e 05 de agosto. E ainda, o candidato deve estar filiado em uma das dez siglas até a data limite de 01 de abril, seis meses antes do pleito programado para o dia 02 de outubro. Não é preciso ser do meio político para saber que haverá enorme dificuldade na busca dos votos e o consenso seria uma saída. A avalanche de escândalos em diferentes esferas do poder envolve quadros de praticamente todas as siglas.
 
I I I
 
Desde a primeira eleição para prefeito de Getúlio Vargas, em 07 de novembro de 1935 até a última, em 07 de outubro de 2012, foram realizados dezessete pleitos. O único em que não houve dois ou mais candidatos ocorreu em 1963. Na sexta eleição municipal uma única chapa, formada pelos candidatos Artêmio Antônio Grendene e Rozimbo Mafessoni, a prefeito e vice-prefeito respectivamente, foi inscrita e eleita. Consenso para a escolha do alcaide local nunca ocorreu. De igual modo um quadro político e partidário tão conturbado como o vivido no tempo presente.
 
Com foto:
 
# Se depender dos integrantes do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 (trecho Erechim Passo Fundo) a espera de meio século pode estar perto do fim.
# Liderados pela Universidade de Passo Fundo com o apoio dos Coredes Norte e da Produção, a mobilização foi desencadeada na sexta-feira (18) em Ipiranga do Sul.
# Um abaixo-assinado está percorrendo os municípios das duas regiões e será integrado a um dossiê a ser encaminhado a Ministério dos Transportes.
# O prefeito Mário Luiz Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, e dos demais governantes dos municípios servidos pelo trecho da rodovia, deram depoimento ao documentário produzido pela UPF TV.
# Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de 53 municípios atenderam o convite e estiveram em Ipiranga do Sul.
# Da Assembleia Legislativa as presenças dos deputados Altemir Tortelli (PT), Gilmar Sossella (PDT), Juliano Rosso (PCdoB), Ronaldo Santini (PTB) e Vilmar Zanchin (PMDB).
# Os cinco integrantes do Palácio Farroupilha falaram e deram apoio incondicional ao movimento.
# O vereador Nilton Scariot (PT) solicitou informações sobre os gastos com a publicação de Contas da Administração do Município de Getúlio Vargas referente ao período 2012-2015.
# Dados como tiragem, empresa vencedora da licitação para elaboração e edição, gráfica e os valores do referida publicação  já foram registrados pela coluna com dados obtidos no Portal da Transparência.
 
Dito & Feito:
 
O deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) está liderando uma ação na Assembleia Legislativa, para reforçar a necessidade de criação de um posto de criminalística em Erechim. Na tarde des terça-feira (23), durante a sessão plenária, Juliano já conseguiu a assinatura da maioria dos parlamentares para um abaixo-assinado que vai ser entregue ao governador. A intenção de Juliano Roso é reforçar o pedido da comunidade de Erechim com o apelo da grande maioria dos deputados gaúchos. Além da maior cidade do Alto Uruguai o posto atenderia toda a região da Amau.
 

Gostou? Compartilhe