OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sinos, gaitas e motos

Em Passo Fundo convivemos com o barulho de uns e o barulho de outros. A música dos salões de baile não pode incomodar a vizinhança, como no caso dos clubes e dos CTGs. O tradicional badalar dos sinos da Catedral também está proibido em nome do silêncio. Por outro lado, a barulheira no Centro está totalmente liberada. A gritaria é consolidada e, ainda, ganha efeitos especiais com rojões. Veículos com o som em volume insuportável circulam normalmente. As motos com a descarga aberta fazem exibições em vários estilos: ronco contínuo, reduzida intermitente e tiros de ignição. As apresentações são tranquilas, pois os agentes públicos não importunam tão eficientes produtores de decibéis. Gaita e sino não são permitidos, enquanto a baderna já estaria legalizada. Ora, a constatação é de que o barulho tem tratamento diferenciado em Passo Fundo. Para uns não é permitido produzir barulho, enquanto para outros fazem vista (ou audição) grossa. Já que esse (des)caso parece ficção, alguém teria o número do telefone de um super-herói?


Telecatch

O desenvolvimento tecnológico da mídia é fantástico. Depois dos bits e bytes, a qualidade do jornal, rádio e televisão ganhou o impulso de uma catapulta. É uma evolução que exige um acompanhamento constante. Mas, em rápido olhar, observo que a TV ainda não conseguiu se desgrudar de velhas fórmulas. Há mais de 50 anos a TV Excelsior apresentava o Telecatch, um programa de luta livre. Agora está em cartaz o UFC. Os programas de calouros iniciaram no rádio ainda nos anos 1930 e chegaram a TV com a inauguração da Tupi em1950. Agora os calouros estão no The Voice. Mudam rótulos, mas o conteúdo é o mesmo.


Melhorando
Tem gente cuidando das calçadas na Rua Moron, na quadra entre a General Netto e a Coronel Chicuta. No domingo à tarde um trecho em frente a umas seis ou sete lojas foi recuperado, acabando com buracos e irregularidades. Espero que esse bom exemplo tenha efeito contagiante e se espalhe pela área central.

Piorando
Está aumentando o número de crianças bebendo nas madrugadas em Passo Fundo. Os menores contam com o apoio logístico de irresponsáveis que compram as bebidas. Isso ocorre em “varejões” que oferecem o conhecido Kit Tragédia: vodca + energético + gelo. A tendência é piorar.

São Vicente
O atendimento dos funcionários do Hospital São Vicente é sempre surpreendente. Mesmo pelo SUS. Na radiologia encontrei a espontaneidade contagiante da Elisa e no ambulatório do SUS a agilidade do Rubian. Em outros setores, idem, idem.


Trilha sonora

Conhecido como guitarrista do Fleetwood Mac, em 1981 Lindsey Buckingham, em gravação solo, não teve dificuldades para emplacar os primeiros lugares da parada Billboard com “Trouble”.

http://migre.me/t7UJ3

 

Gostou? Compartilhe