Conversas
Dirigentes do PDT iniciaram uma série de conversas, na semana passada, com os vereadores que manifestaram vontade em deixar o partido. As reuniões foram em separado. Primeiro com Sidnei Ávila, depois com Alberi Grando e posteriormente com Márcio Patussi. Foi o primeiro movimento oficial do diretório na tentativa de salvar a representatividade no Legislativo, já que está aberta oficialmente a possibilidade de troca partidária sem perda do mandato. Dos três, dois estão dispostos a pensar: Grando e Patussi. Ávila não volta atrás. Entre Patussi e Grando, o mais provável é que Grando permaneça no PDT. Ele gostou muito da decisão de Carlos Armando Salton em se dispor a uma candidatura a prefeito. Mas, ainda não tomou a decisão definitiva. Vai usar todo o prazo legal que tem. Está analisando o quadro e, inclusive, se vai concorrer novamente a vereador. No caso de Patussi, que até ventilou a hipótese de rever a saída, ficou um pouco mais complicado. As conversas com o PSDB avançaram e as possibilidades de futuro lhe parecem mais atrativas. Porém, também está avaliando com calma antes de anunciar a decisão.
Decidido
Quem está decidido é o vereador Sidnei Ávila que, esta semana, entrega a carta de desfiliação do PDT. A formalização antecede o anúncio que o vereador fará na próxima semana. Deverá ingressar no PP. Desiludido com a esquerda, onde sempre militou, descontente com o PDT, Ávila optou por um partido que terá candidatura própria à Prefeitura de Passo Fundo, é oposição ao prefeito Luciano Azevedo e tem bons e qualificados nomes na chapa proporcional.
Quartel
Quem está acostumado a fazer caminhadas no campo da Brigada Militar foi surpreendido nos últimos dias com portões fechados em determinados horários e com a necessidade de fazer cadastro para ingressar no pátio do Quartel. O cadastro com dados básicos dá direito a um número que deve ser apresentado cada vez que o local for acessado. Ficou burocrática a prática de exercícios físicos. Para quem consegue decorar o número, sem problemas. Mas, para quem não tem esta habilidade, o negócio é anotar.
Presidência
O senador Lasier Martins, PDT, é o novo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Sua primeira pauta será propor um rastreamento para saber onde está sendo aplicado o recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico.
Rodovias
Movimento iniciado sob a coordenação da Universidade de Passo Fundo, Coredes da Produção (Passo Fundo) e Norte (Erechim) pretende coletar 500 mil assinaturas até o final de março para o documento que pede asfaltamento de 60 quilômetros da Transbrasiliana e duplicação da BR 285, entre Passo Fundo e Carazinho. Reunião que vai iniciar a ação no município será nesta quinta-feira, às 19h na Câmara de Vereadores. Um dia D será marcado no município para fazer a coleta de assinaturas em praça pública.