O Ministério Público realiza nesta sexta-feira (4) uma audiência para tratar das ações para prevenir e combater o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes em Passo Fundo. A reunião contará com a presença de representantes do Sincomércio, CDL, Acisa, Sincogêneros e Sindicato dos Hotéis. Esse é o segundo encontro organizado para tratar do tema. No primeiro, ocorrido na segunda-feira (29), houve a presença representantes da Câmara de Vereadores, Acisa, Secretaria de Assistência Social e União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF). Nele, a promotora Clarissa Simões Machado ressaltou a necessidade de iniciar uma campanha para que não se venda bebida alcoólica para crianças e adolescentes, além da importância da fiscalização do consumo.
A ideia, no início, é realizar ações educativas, informativas e preventivas, de acordo com a promotora. “Vamos confeccionar e fixar material informativo nos estabelecimentos, dando conta da proibição da venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes, que isso é crime, os malefícios do álcool”, explica. “A ideia é distribuir o material da campanha por toda a cidade, não só em bares e boates, mas também em clubes sociais, casas de eventos e escolas”.
Além da confecção do material, o MP trabalha para conscientizar os empresários do ramo a não vender bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. “Precisamos ajustar de maneira formal com os empreendedores que vendem, que promovem festas com o consumo de bebida alcoólica, que eles tenham algumas ferramentas de controle da entrada e permanência da criança e do adolescente nos locais”, pontua. Para ela, os familiares também precisam ser responsabilizados para evitar o consumo.
Consumo de bebidas é tema de audiência
· 1 min de leitura