Dívida I
O governador José Ivo Sartori defendeu que a União faça análises caso a caso e negociações separadas, com os estados cuja situação finaceira é mais grave. A proposta foi apresentada de forma coletiva pelos gestores estaduais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, durante reunião convocada pela Presidência da República na sexta-feira, em Brasília. No encontro de trabalho, coordenado pela presidente Dilma Rousseff, o governo federal reforçou a alternativa de alongar da dívida por 20 anos, que pouco beneficia o estado gaúcho.
Dívida II
"O governo federal apresentou seu plano, que exige contrapartidas dos estados, algumas já cumpridas pelo Rio Grande do Sul, como a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Previdência Complementar. A luta dos governadores foi parcialmente contemplada, na medida em que começa a se discutir a possibilidade de estudar individualmente a situação de alguns estados. Há sim soluções que devem ser alcançadas coletivamente, mas também existem casos bem específicos, como a do Rio Grande do Sul", destacou o governador.
Regimento interno
A Comissão Especial que realiza a reforma do Regimento Interno da Câmara de Vereadores deve concluir os trabalhos no mês de maio. A informação foi transmitida na sexta-feira depois de reunião de avaliação dos trabalhos. O presidente da Comissão, vereador Márcio Tassi, PTB, ressaltou o bom andamento dos trabalhos da Comissão, que tem até maio para finalizar o trabalho. O vereador frisou que o objetivo desta reformulação é facilitar o trabalho dos vereadores nas próximas legislaturas e para garantir que o texto seja mais transparente, participativo e democrático. Estavam presentes ainda o vice-presidente, Wilson Lill (PSB), o vereador Alberi Grando (PDT) e o presidente da Câmara, Marcio Patussi (PDT).
Concurso
A Secretaria de Administração de Passo Fundo informa que não existe edital de concurso público publicado até o momento. As informações em sites não são de autoria do município de Passo Fundo. Todos editais são publicados no Portal da Transparência, o link está disponível no site da prefeitura: www.pmpf.rs.gov.br.
PMDB
Com a “Carta do Sul” o PMDB do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul dão um grito de alerta ao partido nacional e ao povo. Reunidos na manhã de sábado, 5, em Porto Alegre, foi recorrente nos discursos dos líderes a posição de que a legenda deixe imediatamente o governo federal, retome o projeto pela candidatura própria à presidência da República e aprofunde a discussão de sua proposta para o País. Os últimos acontecimentos no cenário político – com o mandato de condução coercitiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva –, também estiveram presente nas manifestações do “Encontro Regional – O Sul do Brasil”, reforçando a independência do PMDB no cenário nacional. Com faixas, a JPMDB-RS deixou o seu recado: "Partido sem candidato acaba por ser escravo".
Energia I
Segundo estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2024 cerca de 1,2 milhão de residências no Brasil vão contar com energia produzida pelo sistema de geração distribuída, que permite que o consumidor instale pequenos geradores de fontes renováveis, como painéis solares e microturbinas eólicas, e troque energia com a distribuidora local, com objetivo de reduzir o valor da conta de luz. O diretor da Aneel Tiago Correia já instalou oito placas de geração de energia solar em sua casa, o que vai atender ao consumo total da residência a partir do mês que vem. Para ele, além da vantagem de usar apenas fontes renováveis, um dos benefícios da geração distribuída é a redução de investimentos em redes de distribuição de energia. “Ela traz a geração para próximo do consumo”, afirma.
Energia II
Desde 1º de março começaram a valer as novas regras aprovadas pela Aneel para a geração distribuída no país, que devem aumentar a procura pelo sistema. Uma das novidades é a possibilidade de geração compartilhada, ou seja, um grupo de pessoas pode se unir em um consórcio ou em cooperativa, instalar uma micro ou minigeração distribuída e utilizar a energia gerada para reduzir as faturas dos consorciados ou cooperados.