A ideia de consenso para a escolha de prefeito não é nova e tão pouco original. Houve situações em que a proposta vingou, com resultados positivos para a gestão pública. Mas também casos desastrosos. A ideia de consenso para indicação de candidato único a prefeito em Getúlio Vargas nunca passou das preliminares e tem sido vista com reservas pelas lideranças políticas e eleitores A iniciativa do vereador Eliton Andretta (PMDB) conta com o entusiasmo do colega Vilmar Antônio Soccol (PTB), presidente da Câmara. Mas até os peixinhos do chafariz da Praça Flores da Cunha sabem que a ideia para a escolha do sucessor do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) não deverá vingar.
I I
Oito dos dez partidos organizados e convidados para a primeira reunião foram representados. O DEM, do atual mandatário, e o PT, que governou o município entre 2001 – 2004 e 2005 – 2008, com Dino Giaretta, não enviaram representantes. Um novo encontro ficou acertado para abril em data e local a ser definido. Neste ínterim as executivas e diretórios das agremiações partidárias deverão debater os termos e a viabilidade de consenso. O PP, presidido por Paulo Edgar da Silva, foi o fiel escudeiro no governo anterior e atual, e só não indicou o candidato a prefeito em 2012 por causa do falecimento do vice-prefeito Natalício José Botolli. A sigla conta com significativa lista de pré-candidatos a prefeito.
I I I
Próximo de completar vinte anos fora da administração municipal, o PMDB teve o segundo melhor desempenho nas duas últimas eleições majoritárias. O presidente da sigla, Flávio Dalla Costa, já exerceu a vereança e disputou o cargo de vice-prefeito na chapa capitaneada por Botolli no pleito de 2004, uma coligação inédita dos partidos sucedâneos da Arena e MDB. Dalla Costa é o mais lembrado nas fileiras do PMDB ao lado da ex. vereadora Cleonice Forlin, que acenou com a possibilidade de se submeter à convenção. Com apenas um representante no legislativo o PT trabalha nos bastidores, Além do ex. prefeito Giaretta e do ex. vereador Irineu Queiroz, o partido da estrelinha vermelha não possuí outros quadros em condições de um embate vitorioso.
Curtas:
# Três projetos de Lei foram apreciados durante sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (3).
# O de número 037/16, estabelece o índice de reposição salarial dos servidores do poder executivo, aposentados e pensionistas.
# Também o que concede reajuste dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores e do vencimento dos servidores do legislativo.
# O terceiro, autoriza o município, através do executivo, a receber em cessão de uso o imóvel do SESI, localizado no Bairro Navegante.
# A área que abrigou até recentemente a unidade local do SESI foi repassada no segundo governo de Darcy Peruzzollo a instituição.
Dito & Feito
A suplente Ivonete Delfino (PP) assumiu a vaga aberta com a licença de Daniel Fernandez (PP), que estará de licença até o próximo dia 31, na Câmara de Getúlio Vargas.