Dia da Mulher teve blitz nos ônibus

A atividade fez parte da programação do Mês da Mulher em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Passageiras receberam informações da BM e Promotoras PopularesPassageiras receberam informações da BM e Promotoras Populares
Passageiras receberam informações da BM e Promotoras Populares
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Promotoras Populares Legais em parceria com a patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, realizaram uma blitz nos ônibus da empresa Codepas durante toda a tarde de ontem, em Passo Fundo, para marcar o Dia Internacional da Mulher. A atividade fez parte da programação do Mês da Mulher.
As passageiras receberam orientações e material explicativo. O trabalho foi realizado por quatro grupos que circularam durante toda a tarde. “Estamos repetindo esta ação pelo segundo ano consecutivo. A ideia é divulgar a lei e também mostrar a importância da denúncia dos agressores” afirma a promotora popular Maria de Fátima Ramos Rodrigues.
Participando da atividade, o sargento, Jorge Augusto Graeff afirma que a violência doméstica lidera as ocorrências atendidas diariamente pela Brigada Militar. “Acontece todos os dias. Muitas mulheres ainda não conhecem a totalidade de seus direitos, por isso, ações como esta de hoje são importantes” destaca.
Experiente no atendimento de ocorrências envolvendo algum tipo de violência contra a mulher, Graeff afirma que a rede de atendimento no município evoluiu significativamente nos últimos anos, no entanto, ainda falta estrutura. “Durante o registro da ocorrência, na delegacia, a mulher está abalada, em estado de choque. Penso que neste momento já deveria ocorreu um atendimento psicológico” comenta.
Criada em 2013, a Patrulha Maria da Penha capacitou 46 policiais. Entre as atribuições, estão visitas às residências das vítimas de agressão domésticas, acompanhamento das mulheres em atendimento pós-delito, e observar o cumprimento das medidas protetivas.
A programação referente ao Mês da Mulher iniciou dia 1º de março, com a casa Lar doce lar?. Instalada no centro da cidade, o trabalho teve o objetivo de alertar as mulheres sobre os mais diferentes tipos de violência enfrentadas dentro de casa. A programação prossegue até o dia 29 de março, quando acontece a capacitação para Agentes Comunitárias de Saúde. O tema desta edição será “ Saúde da Mulher e violência contra a mulher”.

Gostou? Compartilhe