A Divisão de Extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início, nesta terça-feira, 8 de março, às atividades do ano do Fórum de Mobilidade Urbana e Educação. A reunião para debater questões ligadas à mobilidade urbana do município aconteceu na Faculdade de Educação (Faed), Campus I, e contou com a presença de representantes de organizações civis e de órgãos públicos.
Na pauta do encontro, vários assuntos foram debatidos. O primeiro envolveu a exibição de uma série de reportagens produzidas pela UPFTV sobre mobilidade urbana, que abordaram aspectos como sustentabilidade e acessibilidade, fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade. Outra questão levantada pelos presentes foi a sistematização de propostas para a construção do Programa “UniverCidade Educadora”, iniciativa em desenvolvimento na UPF que visa realizar ações educativas também referente à mobilidade com a população.
O grupo ainda discutiu sobre a participação no XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, a ser realizado em junho, em Rosário, Argentina. No evento internacional, os integrantes do Fórum têm a intenção de promover Passo Fundo como “cidade educadora”, expressão que reúne um grupo de cidades com o objetivo de trabalhar juntas em projetos e práticas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Além da equipe da Divisão de Extensão da Instituição, coordenada pelo professor Marcio Tascheto, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin acompanhou a reunião.