OPINIÃO

Em rota de colisão

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A greve programada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para esta terça, quarta e quinta-feira (15, 16 e 17) deve mobilizar os educadores de norte a sul do país. O fechamento das escolas e os atos programados para as ruas e praças nestes dias são pelo cumprimento da Lei do Piso, contra a terceirização, a entrega das escolas às organizações sociais, o parcelamento dos salários, a militarização de escolas públicas e a reorganização dos educandários. O movimento ocorre num momento de aguda crise do governo federal e de dificuldades sem precedentes dos governos estaduais.

I I

O Centro dos Professores do RS (Cpers Sindicato), filiado a CNTE apoia a greve nacional e realiza na sexta-feira (18), em Porto Alegre, uma assembleia geral. A rota de colisão entre o sindicato dos professores e funcionários da rede estadual de ensino com o governo José Ivo Sartori (PMDB) está devidamente pavimentada. A reação contra as medidas que atingem os direitos históricos da categoria e o achatamento do piso, defasado em 69%, poderá resultar numa greve por prazo indeterminado. A decisão será tomada na assembleia, mas antes debatida nos 42 núcleos do Cpers.

I I I

Dirigentes do sindicato se reuniram com professores de escolas de Getúlio Vargas, Estação, Erebango e outras cidades da região ao longo da semana. Na pauta, a necessidade de mobilização e unidade. O parcelamento dos salários e do 13º, o fechamento de turmas e escolas, a falta de estrutura adequada nos estabelecimentos de ensino, foram apontadas como inaceitáveis. Nem o aumento do ICMS escapou da crítica. A decisão final acontece no Gigantinho, local que abrigou grandes assembleias do Cpers, desde o tempo em que os governadores eram nomeados. Tudo indica que a queda de braço entre o governo e os professores será longa e penosa.

Curtas:

# A contratação de uma assessoria de imprensa pelo município de Getúlio Vargas vem sendo protelada desde o mandato anterior do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM).
# As ações da administração vinham sendo, na maioria das vezes repassadas aos veículos de comunicação, e levadas ao programa radiofônico da Prefeitura nas manhãs de sábado.
# A improvisação dos programas de rádio, na maioria das vezes feitos ao vivo, provocaram algumas polêmicas e críticas da oposição.
# Desde quarta-feira (8) a jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto responde pela assessoria de imprensa do município.
# Conhecida nos meios políticos e empresariais, Maria Lúcia foi aos últimos anos assessora de imprensa da Câmara de Vereadores.
# Em recente viagem a Porto Alegre o vereador Lírio Centofante (PDT), presidente da Câmara de Estação, e o colega Márcio Luiz de Lima (PMDB), se reuniram com deputados na Assembleia Legislativa.
# Acompanhados por Antônio Serrão, Secretário Municipal da Administração, os vereadores foram recebidos pelo titular da Secretaria de Segurança Pública do RS.
# A comitiva de Estação entregaram nas mãos do secretário Wantuir Jancini um pedido para que seja instalado um sistema de vigilância eletrônica.
# Um assessor do deputado federal Danrlei de Deus (PSD) esteve em Getúlio Vargas na quarta-feira (8) e foi recebido no Centro Administrativo pelo vice-prefeito Maurício Soligo (PP) e o secretário de obras, Sérgio Lima (PTB).
# Acompanhado por Italo Marcon, presidente do PSD local, o assessor Anthony Andreolla anunciou que o deputado indicou emenda que va beneficiar o município.
# A verba de R$ 300 mil, a ser liberada pelo Ministério das Cidades,vai garantir obras de pavimentação asfáltica previstas no programa de “Apoio a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”.

Dito & Feito:

A XVIII Feira do Livro de Erechim terá como tema principal “Palavra e Emoção”. O patrono escolhido foi o Doutor em Educação, Arnaldo Nogaro, que também é mestre em Antropologia Filosófica e possui graduação em Filosofia. Atualmente é professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação da Uri - Campus de Erechim.

Gostou? Compartilhe