OPINIÃO

Fatos - 15/03/2016

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

PP amplia bancada
O Partido Progressista agora está entre as maiores bancadas da Câmara de Vereadores. É que Paulo Pontual e Sidnei Ávila formalizaram, nesta segunda-feira, filiação ao PP. Os dois usaram a tribuna para comunicar a decisão oficialmente. Pontual retornou ao partido de origem, depois de se aventurar pelo Solidariedade. Já Ávila, deixou o PDT, onde estava desconfortável pelo posicionamento do partido em relação a administração municipal. Ávila sentia-se sozinho como oposição. Esta semana encerra o primeiro prazo da janela partidária para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Prazo é dia 18. No entanto, existe outra janela que se encerra no dia 2 de abril. Os vereadores não querem arriscar a interpretação e devem ficar dentro da primeira janela. Por esta razão é que Márcio Patussi, também vai utilizar o prazo. No entanto, pretende esgotar todas as possibilidades dentro do PDT. Se não der, está mais próximo do PSDB. Outro que muda de sigla esta semana é Claudio Luiz Soldá, Ruffa. Muito por conta das pressões do PMDB.

Gleison deixa o PT
O vereador Gleison Consalter, mais conhecido por Palhaço Uhu vai deixar o PT. A decisão foi tomada nos últimos dias é está motivada por uma série de fatores. O primeiro deles é que nunca foi bom o relacionamento do vereador com membros do diretório. Gleison chegou a ser o líder da oposição na Câmara, mas renunciou. Mas a que determinou mesmo a decisão foi a onda de denúncias contra o PT e o ex-presidente Lula. As manifestações contra a corrupção e o governo, no domingo, arremataram a decisão do vereador. Está bem próximo do PCdoB e do PSB. Decisão sai até sexta-feira.

Sobre as manifestações
Pacíficas, democráticas e fazem parte do direito de manifestação assegurado a todos os brasileiros. Repudio ofensas desnecessárias e baixarias contra qualquer pessoa que seja. Concordo que o país precisa mudar, especialmente, no quesito corrupção. Não dá mais para continuar pagando esta conta. Mas, reforço, temos instâncias jurídicas, legais e constitucionais para isso. Trocar seis por meia dúzia no meio do caminho só serve para fragilizar o que já conquistamos a duras penas. Minha outra convicção: justiças e injustiças ficam para a história. O bom senso é essencial.

Ministro
Jornalista Mônica Bergamo, da Folha, publicou ontem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve aceitar o convite para ser Ministro da Casa Civil. Seria a forma de evitar o impeachment da presidente Dilma Rousseff e garantir foro privilegiado ao ex-presidente, pelo qual autoridades políticas podem ser julgadas por um tribunal diferente ao de primeira instância, no caso o STF.

Duas observações:
1) Em nome da crise estamos assistindo a um calote institucionalizado. O fulano que não paga ciclano, que por sua vez, deixa de pagar o beltrano e assim por diante e o mundo gira.
2) Movimento do comércio no sábado estava acima da média dos últimos finais de semana da Era Crise. Confere produção?

 

Gostou? Compartilhe