Cadastro ?snico deverá ser feito exclusivamente nos Cras

A partir de segunda-feira (21), a população de baixa renda deverá realizar o preenchimento e a atualização do Cadastro ?snico nos Cras

Por
· 1 min de leitura
Cadastro ?snico é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federaisCadastro ?snico é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais
Cadastro ?snico é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais, será realizado, a partir do dia 21 de março, exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Passo Fundo. O processo de descentralização do Cadastro Único tem como finalidade facilitar o acesso à população, já que a atualização e preenchimento do procedimento serão feitos mais perto da comunidade. O município conta com quatro Centros de Referência: Cras 1 (São José), Cras 2 (Vera Cruz), Cras 3 (Planaltina) e Cras 4 (Professor Schisler).
Para acessar os programas sociais, a população de baixa renda tinha que, até o momento, procurar a sede da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), localizada no antigo Quartel do Exército, no Centro. “A partir de segunda-feira, as pessoas deverão fazer o Cadastro Único, ou a atualização dele, nos seus Cras de referência”, informou a chefe do Núcleo do Cadastro Único e Bolsa Família, Daiana Ribeiro.
Atualmente, existem 14,1 mil famílias cadastradas, destas 3,5 mil recebem o Bolsa Família. “O país passa por uma grande crise e nosso atendimento vem aumentando de forma significativa. Todas as políticas públicas estão usando o Cadastro Único para garantir os direitos da população”, destaca Daiana.
O Cras que possui maior demanda é o 4, no loteamento Professor Schisler, seguido do 2, localizado no bairro Vera Cruz. “O Cadastro é a maior porta de entrada para as famílias de baixa renda acessarem os programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica e de água, Minha Casa Minha Vida, CNH Social. É extremamente importante que as famílias façam o cadastro para garantir os seus direitos”, ressalta a a chefe do Núcleo do Cadastro Único.
O secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, enfatiza que a descentralização do Cadastro Único contribuirá para qualificar ainda mais a gestão. “Vamos efetivar aquilo que preconiza a Lei, orientado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, e descentralizar o atendimento do Cadastro Único. O atendimento nos Cras fará com que a equipe técnica formada por assistente social, psicólogo e técnicos tenham um contato mais direto com os usuários. Os Cras foram criados para isso, para ser referência. E na sede da Semcas será feito apenas a gestão do Cadastro, o cumprimento de metas. É uma grande conquista para a área de Assistência Social”, comenta o secretário da Semcas.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3312-3070, ramal 209.

Gostou? Compartilhe