A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo almeja um crescimento de até 3% nas vendas de Páscoa no comércio neste ano, em relação ao ano passado. Para instigar os consumidores, a entidade criou a campanha “Páscoa mais feliz vem recheada de presente”. Além do tradicional ovo de chocolate, entre outros doces, a CDL também aposta nas vendas de presentes como roupas, eletrônicos, acessórios, cosméticos, livros e eletrônicos.
Os estabelecimentos comerciais no centro da cidade já estão preparados para o movimento de Páscoa, que é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. A CDL promove campanha para estimular os consumidores. A entidade já está distribuindo os cartazes da ação aos 1,4 mil associados da CDL. A expectativa é otimista, mesmo diante do cenário de recessão na economia. “A Páscoa carrega um simbolismo afetivo e religioso muito forte, fazendo com que a data seja comemorada com intensidade. As pessoas não deixam de presentear na data e, por isso, esperamos um crescimento de 2 a 3 % em relação ao ano passado”, estima o presidente da CDL, Adriano Sonda.
A entidade acredita que o tíquete médio dos presentes de Páscoa deve se manter com o mesmo padrão do ano passado, quando o valor gasto pela maioria dos consumidores do Estado, segundo levantamento da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), foi de até R$ 50 por presente. A data deverá reverter, como 2015, cerca de R$ 270 milhões para o comércio gaúcho. O chocolate é o produto mais tradicional nesta época, mas a CDL observa um aumento na procura por presentes como roupas, eletrônicos, livros, acessórios, cosméticos, entre outros. “O lojista ainda não tem uma estimativa de como estão as vendas porque a movimentação mais intensa acontece na última semana. É um comportamento comum do consumidor deixar para comprar nos últimos dias”, comenta o presidente da CDL.
Supermercados projetam queda de 7,1% nas vendas de ovos de chocolate
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) acredita que os consumidores estão mais atentos aos preços dos produtos e deverão apostar em caixas de bombons e em chocolates menores, como barras e tabletes, para encorpar a sua cesta de Páscoa em 2016. Este é um dos apontamentos do estudo Páscoa 2016 nos supermercados gaúchos, promovido pela Agas no mês passado. Conforme estimativas da Associação, 9 em cada 10 consumidores vão comprar seus chocolates para a Páscoa em lojas do setor. O levantamento mostra que, pela primeira vez em 12 anos, os supermercadistas gaúchos preveem uma queda na venda nominal de ovos de chocolate para a data, na casa dos 7,1%. Por outro lado, os empresários do segmento projetam um crescimento de 8,3% na comercialização de caixas de bombons, e de 12,1% na de chocolates em barra e em tabletes. A entidade destaca que o endividamento das famílias, o aumento de contas regulares como energia e combustíveis, o crescimento do desemprego e a alta dos preços dos chocolates contribui para um cenário de presentes menores.
Os dados da pesquisa também refletem de certa forma a estimativa do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Passo Fundo (Sincogêneros). Conforme o presidente da entidade, Ivan Manfroi, a Páscoa é uma data muito especial para os supermercados e consumidores, mas a turbulência econômica e política vivida no país interfere no consumo. “Os preços dos produtos subiram um pouco, a variedade também é menor, então será uma Páscoa de produtos alternativos, como caixas de bombom, ovos menores. Os consumidores deverão presentear, mas buscarão alternativas”, observa o presidente do Sincogêneros.