Uma vida dedicada às letras e à educação. Assim se define a trajetória da acadêmica Dilse Piccin Corteze, a primeira professora da rede municipal de ensino a tomar posse como presidente da Academia Passo-Fundense de Letras. O ato aconteceu nessa quinta-feira (17), na sede da APL.
O marco histórico para a educação municipal e para a Academia, foi destacado pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. Este é um ato simples, mas com um significado extraordinário do que queremos para a nossa cidade. Temos nos esforçado para estar ao lado da cultura. Por isso, a Academia é tão fundamental nessa caminhada, disse Luciano, que parabenizou Dilse pela posse.
Em sala de aula há 41 anos, Dilse ingressou na rede municipal através de concurso público na rede, sendo nomeada em 2013, quando iniciou os trabalhos na escola CAIC Cohab, com a disciplina de História para os 7º e 9º anos. Estou emocionada e agradeço muito a todos que estão aqui. Jamais imaginei ser presidente dessa casa e não fazia ideia de como era fazer parte disso. Vamos continuar com projetos e ações para o engrandecimento da cultura de Passo Fundo e região?, ressaltou a presidente da APL, que também falou sobre a promoção da literatura e da escrita.
Desde o início de 2016, a acadêmica concentra atividades na própria Academia, com o projeto Identificando Talentos, que tem a proposta de mediar a convivência entre os alunos das escolas municipais e os escritores que compõem a APL, no incentivo da leitura e da escrita.
A cerimônia também homenageou a professora e ex-presidente da entidade, Santina Dal Paz, que recebeu o Mérito Cultural Sante Uberto Barbieri
Um pouco da história
Dilse nasceu em Palmeira das Missões, em 28 de outubro de 1954, e mudou-se para Passo Fundo em 1991. Ao final da década de 70, ingressou na Universidade de Passo Fundo (UPF), onde foram realizados seus cursos universitários. O primeiro deles foi em Estudos Sociais, anos depois, em 1981, foi a vez do Curso de História e da Pós-Graduação em Metodologia do Ensino. Em 1998, a Pós-Graduação em Metodologia da Pesquisa e História logo foi seguida do Mestrado em História Regional.
Foi professora nas redes estadual, particular e municipal, também atuando no Ensino Superior, em diversas instituições na cidade e região. Em seu currículo, Dilse também publicou livros voltados à área de História. Na APL, ingressou em 2006, onde foi idealizadora do Projeto de Literatura da APL, junto com o acadêmico Alberto Rebonato.
Diretoria APL 2016/2017
Presidente: Dilse Piccin Corteze.
Vice-presidente: Ivaldino Tasca.
Secretário geral: Paulo Monteiro.
1 secretário: Elisabeth Souza Ferreira.
2 secretário: Marilise Brockstedt Lech.
1 tesoureiro: Júlio César Perez.
2 tesoureiro: Sueli Ghelen Frosi.
Comissão de Contas
Presidente: Antônio Augusto Meireles Duarte.
Relator: Marisa Potiens Zilio.
Conselheiro: Welci Nascimento.
Suplentes: Elmar Floss, Luiz Juarez N. de Nascimento, Carlos Antônio Madalosso.
Professora municipal toma posse na Academia Passo-Fundense de Letras
· 2 min de leitura