Quais seriam as razões de alguém comer sem fome!?
Primeiramente devemos entender que comer é uma questão de necessidade, de sobrevivência, ou seja, isso é uma necessidade do nosso instinto biológico que tem que ser satisfeito.
Mas sim, existem outros contextos que levam a comer, como a referência ou a interferência do emocional, a companhia e o momento.
Comento um pouco de cada situação para poder entender.
Comer para se reconfortar
Essa é uma das principais razões. É provável que eleja um tipo de alimento que ajuda a diminuir um dia ruim no trabalho, em casa, com alguém...
Infelizmente, esse efeito de alívio não dura muito tempo e é substituído imediatamente por culpa. “Comer para aliviar os problemas, não vai ajudar a resolver ou desaparecer”. Usar estratégias como sair para uma caminhada ou tomar um banho pode ajudar a amenizar este momento.
Comer como recompensa
É comum se dar um presente quando se faz alguma coisa certa ou por ter feito uma boa ação. Aí é preciso novamente usar estratégias como fazer uma massagem, por exemplo.
Comer por que acha que deveria
Estava em uma festa e aí te ofereceram ou por que insistiram ou por que não se deve deixar comida no prato. Nesse momento é preciso dizer algumas palavras como muito obrigada já estou satisfeita (o) ou que então que comeu algo antes em casa que te deixou meio nauseada (o).
Comer por que a comida está perto
Isso é muito comum, principalmente quando estamos em uma mesa farta ou quando se passa na frente por uma bomboniere cheia de bala e bombom.
Comer por que outra pessoa esta comendo
Uma situação comum: está fazendo o lanche e os colegas estão comendo um bolo e aí pede um pedaço. Não é que precisa comer, mas era para, quem sabe, entrar no clima do grupo. Isso não é necessário. Faça parte do momento, mas sem precisar comer mais.
Comer por distração
Isso pode se referir comer por estar entediado. Isso é perigo, pois se é para ocupar um espaço de tempo, então vá ver um filme ou arrumar um armário.
DICA: Sempre que comer sem fome já sabe de que deve procurar algo para dar um basta, para não exceder e tirar o foco de manter o controle em relação ao cuidado do peso e de sua saúde.
Patricia Folle Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br