OPINIÃO

Fatos - 19-20/03/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

PT sofre revés
A bancada do PT na Câmara de Vereadores de Passo Fundo teve sua formação reduzida em 50% com a desfiliação de Gleison Consalter (Palhaço Uhu) e Cláudia Furlaneto. O primeiro foi para o PSB, e Cláudia optou pelo partido de origem, o PCdoB.  Não há como desvincular a saída dos dois vereadores dos episódios envolvendo o partido no cenário nacional, embora, especialmente Cláudia, negue a relação. O presidente do PT municipal, Neri Gomes, lamentou a perda dos dois companheiros que se elegeram no PT,  “num momento que deveria ser de resistência ao golpe instalado no país”.  

Maior bancada
O Partido Progressista passa a ter a maior bancada na Câmara de Vereadores com a filiação de Cláudio Luiz Soldá, Rufa. Ele deixou o PMDB, a pedido do próprio partido.  A escolha pelo PP tem um significado: Rufa tentou por várias vezes o retorno do ex-prefeito Osvaldo Gomes ao PMDB, mas sem sucesso. Agiu como oposição à administração do prefeito Luciano Azevedo, mesmo com o PMDB aliado da base. Foi convidado a se retirar do partido. .

Composição
A nova composição da Câmara, que durante a atual legislatura teve nove trocas de partidos, entre idas e vindas, fica da seguinte forma:
PT – 02
PCdoB – 02
PP – 04
PMDB – 02
PDT – 02
PSB – 03
PPS – 02
DEM – 01
PTB – 02
PR - 01

Quem vai ditar o rumo?
Justiça ou movimento das ruas? Até o momento, os dois caminhos estão empatados. A Justiça sendo provocada em todas as instâncias contra e a favor. Nas ruas, as massas se unem em  nome de projetos diferentes.

Enquanto isso...
Na surdina, nem tão surdina assim, o presidente da Câmara dos Deputados tem pressa. Muita pressa. Ao ponto de, na sexta-feira, realizar duas sessões plenárias, para diminuir o prazo que a presidente Dilma Rousseff tem para se defender na Comissão que examina o pedido do impeachment. São dez sessões, agora nove. A pressa tem razão de ser: Cunha é o segundo na hierarquia a assumir a Presidência da República, em caso de impedimento de Dilma. Em outras palavras, será o vice de Michel Temer, PMDB.  


Gostou? Compartilhe