O Museu Histórico Regional (MHR) e o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) da Universidade de Passo Fundo (UPF) reabrem na terça-feira, 22 de março, para o atendimento ao público. O prédio que abriga os museus ficou três meses fechado em razão da reforma externa realizada pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo.
Durante esse período, foram realizados reparos no telhado, pintura da parte externa e instalação de iluminação na fachada. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, as equipes do MAVRS e do MHR estiveram planejando o cronograma para as exposições de 2016 e as atividades culturais que integrarão as ações comemorativas aos 20 anos do Museu de Artes. O MAVRS e o MHR estão ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF.
Exposição marca a abertura
No MAVRS, será realizada, na terça-feira (22/03), a partir das 19h30min, a abertura oficial da exposição “A palavra ingrediente: receitas para uma arte cotidiana... hoje”, da artista Márcia Braga. A exposição é resultado do trabalho de conclusão da artista no curso de Artes Visuais na UFRGS. Juntamente com a abertura oficial da exposição, Márcia realizará a Aula Inaugural do curso de Artes Visuais da UPF, no MAVRS.
Além dessa exposição, o Museu contará com a mostra “Diversidade do feminino”, que representará as diferentes mulheres, a partir das produções da artista visual Daniele Stuani e de obras do acervo.
Já o MHR abordará, na exposição “Vestígios arqueológicos”, as expedições arqueológicas realizadas na década de 1970 pela UPF, durante as quais foram descobertas diversas habitações subterrâneas indígenas na região. A exposição, além de apresentar uma amostra do acervo arqueológico do MHR, também conta com uma representação cenográfica da casa subterrânea.
Informações pelos telefones (54) 3316-8586, (54) 3316-8587 ou [email protected] e [email protected].