Um tradicional abraço

Pelo quinto ano consecutivo, Abraço ao Rio Passo Fundo reúne entidades ambientalistas, escolas e comunidade para comemorar o Dia Mundial da Água

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em frente ao Rio Passo Fundo e de mãos dadas, crianças, adolescentes e adultos ocuparam a Avenida Brasil em um momento de reflexão para a preservação dos recursos hídricos: o tradicional Abraço ao Rio Passo Fundo, realizado pelo quinto ano consecutivo pelo Fórum da Agenda 21, com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo e Comitê Rio Passo Fundo, reuniu, na manhã de sábado, 19, escolas, entidades ambientalistas, instituições governamentais e a comunidade em geral em um ato em comemoração ao Dia Mundial da Água, lembrado no dia 22 de março, e motivador de atividades da Semana Municipal da Água que segue com atividades até o dia 31 de março.  A estimativa é que cerca de 700 pessoas tenham participado da programação.

Com atividades desde o dia 9 de março, a Semana Municipal da Água envolveu a cidade em debates, discussões e experiências voltadas para a educação ambiental e proporcionou, ainda, a integração entre entidades ambientalistas e sociedade civil. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o cuidado com a qualidade do Rio deve ser constante. “Mais um ano comemoramos o Dia Mundial da Água através de diversas atividades que nos chamam a atenção para a questão dos recursos hídricos.É o momento de parar e fazer uma reflexão sobre nossos hábitos individuais e coletivos e sobre nossas políticas públicas porque sabemos que precisamos avançar sempre no que diz respeito ao meio ambiente.  É preciso recuperar o nosso Rio Passo Fundo que sofre diariamente com a degradação. Uma manifestação dessa natureza nos dá esperança de que o futuro será melhor e de mais cuidado com os recursos hídricos”, enfatizou.

Trabalhando de forma mais ativa na educação ambiental, o Comitê Rio Passo Fundo, responsável pelo gerenciamento das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, intensificou o pedido pelo cuidado e preservação. “Ainda temos muito para fazer. E, juntos, podemos intensificar os cuidados com o Rio que tanto necessita de nossa intervenção. É preciso que todos trabalhem de forma integrada para que nossas ações tenham maior força”, destacou o presidente Claudir Luiz Alves.

A atividade durou pouco mais de uma hora. A programação da Semana Municipal da Água segue até o fim do mês. Na próxima semana, no dia 22, os vereadores vão realizar, com o apoio do Comitê, o Caminho das Águas, atividade que proporciona uma visita guiada ao Berço das Águas e às Estações de Tratamento de Água e Esgoto. No dia 23, a Câmara de Vereadores apresenta o Grande Expediente voltado para o tema da água. A programação completa pode ser conferida com o Comitê ou, também, com a Agenda 21.

 

Gostou? Compartilhe