Estudos recentes estão permitindo que os pesquisadores voltem a opinar e estudar os efeitos do uso do café no dia-a-dia das pessoas. Ele tem vantagens e desvantagens à saúde do usuário.
O café, em princípio não faz mal. Deve ser consumido de forma moderada e obedecendo critérios de equilíbrio e boa técnica. Os cientistas comprovaram que o café é bom para o coração. Contém propriedades antioxidantes e combate os radicais livres. O potássio encontrado no café é significativo para a função neurológica e muscular da pessoa. Todavia, temos que ter reservas e cuidados com o uso excessivo.
É unânime que o café com leite melhora o rendimento do aluno na sala de aula. Este produto contém vitaminas, antioxidantes e mais minerais do que a água mineral (ferro e zinco). O leite contém cálcio , o café potássio e minerais. O uso destes dois alimentos juntos estabelece energia para o atleta. Não permite que a pessoa se esgote. Aumenta a concentração do aluno.
É importante salientar que o café deve ser consumido por pessoas saudáveis porquanto nas outras pode desencadear estado de pânico. Aqueles que têm ansiedade, insônia, hipertensão e arritmia devem consultar e se orientar com um médico. Mesmo se tratando de usuário adulto e saudável, ainda assim recomenda-se no máximo a ingestão de 3 a 4 xícaras diárias de café.
Lembra-se, que o café não é remédio e não tem poder de curar doenças. Apenas pode prevenir e ajudar a manter a saúde de quem já é saudável. Nunca devemos esquecer que tudo na vida é o equilíbrio.
Há que se ter muita prudência quanto ao uso indiscriminado do café, pois, a relação do consumo do café e o risco de doenças cardiovasculares ainda é celeuma, ou seja, matéria de grande discussão no campo científico.
Existem estudos que demonstram a exacerbação de riscos à saúde., e outros dizendo o contrário.
Em assim sendo é bom recordar o velho adágio: “prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém”.
Conclui-se que a gordura existente no café é prejudicial ao sistema vascular. Recomenda-se tomar o café COADO, visto que assim ele reduz os níveis do mau colesterol e o diabetes.
Os benefícios da ingestão do café só serão vistos se o consumo for diário, reiterado e a longo prazo.
Pelo fato de o café tornar a pessoa mais ativa, recomenda-se não tomá-lo à noite para não prejudicar o sono. Pessoas idosas devem limitar o consumo do café, visto que ele reduz a absorção de cálcio podendo ocasionar osteoporose e conseqüentemente fraturas inexplicáveis e imprevisíveis.