Fraternidade e partilha na Páscoa Notre Dame

Crianças refletiram sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016,

Por
· 2 min de leitura
Atividades antecederam a PáscoaAtividades antecederam a Páscoa
Atividades antecederam a Páscoa
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Renovar o espírito pascal, ressaltando-o como um momento de crescimento: foi com esse objetivo que as instituições de ensino mantidas em Passo Fundo pela Rede de Educação Notre Dame promoveram, durante as últimas duas semanas, celebrações de Páscoa para os membros das suas comunidades escolares. Os estudantes e educadores do Colégio Notre Dame e das escolas Notre Dame Menino Jesus e Notre Dame Santa Isabel participaram, divididos por turmas ou segmentos, de momentos de espiritualidade e de reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa Cristã e sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, que convida a reavaliar a relação do homem com o meio ambiente.

No Colégio Notre Dame, as cerimônias foram conduzidas pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Angela Thums, que, por meio de vídeo de ficção ambientado na contemporaneidade, incentivou os espectadores matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, além dos docentes, a compreender a grandiosidade do amor de Deus aos homens, demonstrado ao entregar a vida de seu Seu único filho para salvá-los. Já, com os educandos do Ensino Fundamental I, além de esclarecer o verdadeiro sentido da morte e da ressurreição de Jesus, a religiosa repetiu o gesto do filho de Deus, que, na última refeição com os seus apóstolos, compartilhou os derivados do trigo e da uva, como símbolo da sua aliança. Em consonância com essa atividade, o grupo de pastoral Juventude Notre Dame apresentou, aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, uma encenação da Santa Ceia. Durante ela, os adolescentes partilharam com as crianças o pão e o suco de uva.

Além dos momentos de espiritualidade, os estudantes também foram envolvidos em ações solidárias. Os educandos de 2º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, confeccionaram casquinhas e cartões com os quais presentearam os da Escola Municipal Romana Gobbi. Estes também receberam doces doados pelos estudantes matriculados no 4º Ano do Colégio Notre Dame, como gesto concreto de Páscoa.

Na Escola Notre Dame Menino Jesus, as celebrações das quais participaram os educandos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I foram animadas por vídeos e cantos sobre o significado pascal. Reunidos na Capela da instituição de ensino, depois de debaterem sobre o sentido da data, lembrando o amor de Deus, que deu seu filho para libertar o homem do pecado, eles também partilharam pão e suco de uva.

Sem deixar de lado ao aspecto lúdico da Páscoa, as crianças matriculadas nos quatro segmentos da Educação Infantil ainda visitaram a toca do coelho, animal que é um dos símbolos da data por ser bastante fértil, representando, assim, a esperança da vida nova. No local, eles foram presenteados com chocolate. Além do sabor doce do derivado de cacau, esses estudantes e os que compõem as turmas de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental também provaram, durante a Semana Santa, biscoitos preparados por eles mesmos e em formato do roedor que, no imaginário infantil, é esperado para, no domingo de Páscoa, presentear-lhes com doces.

Já, os estudantes do Ensino Fundamental II participaram de um momento de espiritualidade no Auditório da Escola. Coordenados pela agente de Pastoral Escolar, Ir. Ivete Costella, eles acolheram os símbolos pascais e foram convidados a refletir sobre o cuidado com o meio ambiente e o consumo adequado da água, assuntos que integram o tema da Campanha da Fraternidade. Ao final da celebração, eles receberam, da instituição de ensino, coelhos de chocolate.

Gostou? Compartilhe