Em reação as manifestações do dia 13 de março ocorridas em inúmeras cidades do país, e também em Erechim e Getúlio Vargas, a Frente Brasil Popular promoveu uma plenária na sexta-feira (18). O grupo político formado PT e PC do B e por entidades como a CUT, UNE MST, reuniu cerca de 400 pessoas no salão do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim. Prefeitos, vereadores, dirigentes de sindicatos rurais e urbanos, entre outros, atenderam o convite.
I I
O deputado estadual Altemir Tortelli (PT), um dos articuladores do movimento, coordenou os trabalhos. O parlamentar reiterou as lideranças que mantenham a defesa do governo da presidente Dilma (PT). Considerado um reduto petista desde os anos finais do século passado, a região do Alto Uruguai não havia até então registrado nenhum ato expressivo se contrapondo as campanhas realizadas pelo RS e Brasil, dentre as quais o Vem Prá Rua, Revoltados Online, entre outros.
I I I
Dentre as deliberações, a formação da Frente Brasil Popular no Alto Uruguai. Sua coordenação anunciou para a próxima quinta-feira (31), em Erechim, uma manifestação pública. A reação da presidente, que no início da tarde de terça-feira (22) disse que não irá renunciar, deu gás ao movimento. Enquanto o jogo de pulso entre os grupos antagônicos pendem para um lado e outro, a comissão de impeachment incrementa os trabalhos, sem desgrudar os olhos da Operação Lava Jato, que começa a ouvir os executivos da Odebrecht. A cada fase novos e velhos coelhos saem da cartola e a planilha com mais de duzentos nomes é só o começo.
Curtas:
# Dentre os congressistas na mira da Polícia Federal e com bases eleitorais na região do Alto Uruguai, um do PT outro do PP.
# O ex. presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT), teria recebido favores para abafar CPI contrária ao governo, revelou o senador Delcídio do Amaral em delação premiada.
# Já o deputado progressista José Otávio Germano, foi indicado pela Polícia Federal, juntamente com outros três colegas de partido por corrupção passiva qualificada, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
# Dados do inquérito, divulgado pela imprensa, dá conta que cada um dos quatro parlamentares do PP recebia uma média mensal de R$ 300 mil das empreiteiras investigadas.
# O presidente do PP/RS, Celso Bernardi, esteve em Getúlio Vargase foi recebido pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) e o vice-prefeito Maurício Soligo (PP).
# Ao falar sobre a crise política vivida no país, Bernardi reiterou o posicionamento do PP gaúcho contrário ao apoio e qualquer participação no governo petista da presidente Dilma.
# Participaram do encontro os vereadores Daniel Fernandez e Nelson Rogalski, e a presidente da Mulher Progressista, Ivonete Delfino.
# Na oportunidade o dirigente progressista abonou a filiação de Juliana F. de Brito, que integra a equipe de Agentes Municipal de Saúde.
# Moradora do Bairro São José, Juliana é uma das apostas do partido presidido pelo engenheiro Paulo Edgar da Silva (PP) para aumentar a bancada na Câmara de Vereadores na próxima legislatura.
# Números apresentados por Bernardi dão conta que o PP do RS conta com 135 prefeitos, 111 vice-prefeitos e cerca de 1.200 vereadores.
Dito & Feito:
O deputado federal Danrlei de Deus (PSD) reafirmou seu compromisso de voltar à região para a campanha eleitoral deste ano para apoiar o partido e seus candidatos. A declaração foi dada a Italo Marcon, presidente do PSD de Getúlio Vargas durante recente estada do parlamentar na cidade de Erechim. Marcon aproveitou para agradecer pessoalmente pela verba de R$ 300.000,00 destinada ao governo do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM).