OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A pé ou de carro...

Novos comportamentos, ausência de fiscalização e risco e morte. A noite em Passo Fundo está cada vez mais complicada. O modismo é andar em bandos e beber nas ruas centrais. Essa prática traz consequências como o barulho, a sujeira, a participação de crianças e brigas entre grupos. O comportamental é o mesmo quando estão em veículos. Fazem ainda mais barulho, sujam, bebem ao volante, conduzem menores e propiciam manobras de grande risco. Ouve-se uma arrancada e, em seguida, o estrondo de uma batida. Ouve-se o som de pneus freando e mais um estrondo. Batidas em muros, em outros carros, em postes ou até mesmo no quiosque da BM. A dose mais forte da adrenalina é a roleta-russa, quando passam cruzamentos em alta velocidade. Inclusive as preferencias. Risco de morte para quem faz, para os acompanhantes e para o azarado que cruzar com um criminoso destes. Enfim, nas madrugadas aumentam os problemas nas calçadas e nas ruas. Cada vez pior e ninguém faz nada. Alguém responsável deve entrar em cena. Pode iniciar pelas calçadas ou pelas ruas. Tanto faz. O importante é agir.

Um grande espaço

Cidades grandes oferecem vantagens e desvantagens. Pelo seu porte, Passo Fundo não é diferente. Propicia excelentes opções em educação, é um centro referencial em saúde, tem bons restaurantes, entretenimento, diversidade de lojas e hipermercados (quando não são obrigados a fechar!). Passo Fundo é a grande cidade do Norte do Rio Grande do Sul. Porém, em paralelo com as vantagens, surgem algumas desvantagens. Segurança e fluxo do trânsito são consequências quase que inevitáveis. E, claro, tantos outros probleminhas e até problemões.

A falta de espaço     

Se a cidade é grande, o espaço torna-se cada vez menor. A valorização dos imóveis é um atestado de que diminuíram as áreas disponíveis. Cidade grande, centro movimentado e escassez de espaços. Em Passo Fundo já falta espaço para estacionar motos e motonetas. Sim, acreditem. Observem que as áreas delimitadas estão sempre ocupadas. Quem utiliza a moto para trabalhar acaba enfrentando um problemão. Especialmente os prestadores de serviços, que necessitam de agilidade, são os maiores prejudicados.

Em busca de espaço

O que vem sendo feito para minimizar a falta de espaço no Centro de Passo Fundo? Quais foram as (grandes) obras públicas voltadas ao trânsito nos últimos 30 anos? Existem estudos ou projetos para estacionamentos subterrâneos? Alguém já avaliou a possibilidade de transporte metroviário em um futuro não muito distante? Quem sabe o Aeromóvel? Não? Ora, está na hora de pensar, avaliar e arregaçar as mangas. Isso não é um sonho. É uma realidade que está logo ali.

Trilha sonora

Para os saudosistas, uma trilha sonora dos prefixos e vinhetas da Rádio Planalto no final dos anos 1970. Do maestro argentino Bebu Silvetti, que fez sucesso no México, com trilhas para TV e cinema. Em 1977 fez sucesso pelo mundo com “Lluvia de Primavera”.

Use o link ou clique o QR code

http://migre.me/tmDc5

Gostou? Compartilhe