Retire o livro, leve para casa e leia com carinho. Após a leitura, devolva ou troque por outro livro. Regras simples para uma iniciativa grandiosa na finalidade de difundir e facilitar a leitura. O projeto Tato entra mais uma vez em ação em Passo Fundo através da Parada da Leitura. Nichos com diversos livros de literatura foram colocados nos pontos de ônibus localizados na Avenida Sete de Setembro, no Centro, próximo ao antigo Leilão, e na Avenida Moacyr da Motta Fortes, na Vera Cruz, na Praça Adolfo João Floriani.
Democratizar, incentivar e tornar a leitura acessível a todos são alguns dos objetivos da ação, que foi concretizada no dia 20 de março. “A ideia surgiu depois que uma amiga, Sammya Sperry, nos procurou dizendo que tinha mais de 100 livros de literatura diversa para doar e gostaria de dar um destino diferente a eles. Fizemos algumas reuniões e, juntas, decidimos criar os nichos e colocá-los a disposição das pessoas em paradas de ônibus, de forma a facilitar o acesso e incentivar a leitura”, revela a integrante do projeto, Stéfanie Telles.
A maioria das obras é romance. Desde que o projeto entrou em ação, o projeto Tato já recebeu novas doações de livros que vão ajudar a "alimentar" os dois nichos, que foram feitos pela Dilza Brugnera Souza, costureira e madrinha da Juliana Brungera, que é uma das responsáveis pelo Tato. “A Parada da Leitura funciona de forma muito simples: as pessoas escolhem um livro e levam pra casa, e o objetivo da ação se concretiza no momento em que este livro retorna para o nicho ou outro é doado no lugar deste”, explica.
A finalidade da ação tem tudo a ver com o município de Passo Fundo, considerado Capital Nacional da Literatura. “O objetivo é tornar a literatura acessível e gratuita para todos. Incentivar a leitura no tempo ocioso. Democratizar esse processo”, enfatiza Stéfanie.
Os nichos só puderam ser instalados nas paradas novas, devido a estrutura delas e, por isso, muitos pontos centrais foram descartados. A iniciativa foi autorizada pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Gerais. A ideia é ampliar a ação na cidade, mas tudo vai depender desta primeira experiência. “Escolhemos esses dois pontos pelo fluxo e por tentar atender tanto o centro como o bairro. A possibilidade de ampliação existe sim. Tudo vai depender dos nichos serem preservados pela população e da circulação dos livros ocorrer de forma frequente”, ressalta.
Enquanto esperava o ônibus, o recém aposentado José Narciso Werka, ficou surpreso com a iniciativa. “Mas é fácil assim. É só levar? Não precisa se cadastrar? Eu vou levar um então”, afirma Werka, que ainda ressalta a importância da leitura. “Eu gosto de ler e espero que esta ação seja um sucesso. Esses livros na parada fazem a gente se sentir melhor e faz com que novas pessoas comecem a ler”, observa.
Como participar?
Além de participar diretamente da ação, retirando e repondo o livro no próprio nicho, os interessados podem realizar doações de obras de literatura em dois pontos solidários: Paula Grunewald Pilates + Fisioterapia, localizada na rua Uruguai, 1329, 2º andar, telefone (54) 9978-7413, e na Mon Petit Boutique e Estética Canina, na rua Paissandu, 1011, sala 01, telefone (54) 8131-5427.
Quem optar por participar desta ação, também pode ajudar a divulgar e comunicar o grupo através da hashtag #paradadaleitura.