Acessibilidade e funcionalidade na nova sede

Prefeitura entrega à comunidade novas instalações da Secretaria de Cidadania e Assistência Social

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Investir em estruturas de atendimento público que qualificam os serviços oferecidos é uma forma de beneficiar toda a população. Um desses espaços, indispensável na construção do acolhimento em suas diversas manifestações e fomentador de políticas sociais, foi entregue pela Prefeitura de Passo Fundo nessa quinta-feira (31): a nova sede da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS). O local ganha um conceito inovador, não apenas pela arquitetura e disposição dos espaços, mas também pela funcionalidade e amplitude em agregar todos os segmentos que formam a secretaria. Cada programa, ação ou projeto desenvolvido tem seu devido ambiente, além de salas de convivência para oficinas com adolescentes ou para realizar atividades lúdicas com crianças e suas famílias.

Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, o momento é um marco para o município. “Há muitos anos esta secretaria necessitava de melhores condições de atuação, sendo esta, uma pasta que cuida diretamente do bem-estar da comunidade e de pessoas que, muitas vezes, têm seus direitos violados. É um avanço e uma certeza que poderemos dar mais segurança e acolhimento, principalmente às nossas crianças e adolescentes”, disse Luciano.

Um andar do prédio é exclusivo para uso do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), também ligado à secretaria e que atende famílias e indivíduos que estão com direitos violados. Haverá espaço para as equipes técnicas do albergue, das casas de acolhimento e da Casa Maria da Penha; gestão do Cadastro Único, que cuida de benefícios como o Bolsa Família; gestão do SUAS; e Vigilância Socioassistencial, entre outros serviços.

Segundo o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, a inauguração é emblemática e marca os 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), modelo brasileiro de gestão que serve para operacionalizar as ações de assistência social. “É definitivamente um marco, muitas pessoas têm direitos violados, necessitando desta intervenção para melhorar as condições de vida. Com a nova sede da SEMCAS, CREAS e Conselho Tutelar, temos três equipamentos significativos de proteção aos direitos da criança, do adolescente, do idoso, da mulher, da nossa comunidade”, disse Saul.

Com quatro andares e 50 salas, a estrutura é moderna e com acessibilidade total, incluindo elevador do térreo ao último andar e quatro banheiros adaptados, além de incluir todo o setor administrativo da SEMCAS. Entre outras adequações para melhorar o atendimento, o espaço conta com estacionamento privativo para veículos oficiais, identificação visual em todas as salas para facilitar acesso dos usuários aos serviços de atendimento, central telefônica, acesso à internet e espera para ar-condicionado em todas as salas – neste primeiro momento, estão sendo instalados 20 aparelhos de ar-condicionado. Com 170 funcionários do quadro, a SEMCAS está localizada na Rua Morom, 2022.

Gostou? Compartilhe