OPINIÃO

Ansiedade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Problema comum, que esta relacionada diretamente com os resultados dos clientes em atendimentos nutricionais. Pensando em mais uma matéria, avaliei que este assunto poderia reder uma ótima revisão quanto o aspecto relacionado.
Então, Como lidar com ela? Quais alimentos que podem ajudar administrar essa emoção?
Em poucas palavras explico que ansiedade é uma das emoções humanas. Muitos de nós já a conhecemos. Ela se apresenta, às vezes, quando somos confrontados com algum problema, diante de alguma decisão importante, e tantos outros são os motivos.
A ansiedade poderá ser passageira, ou se agravar e passar a fazer parte de doenças mais sérias.

Apesar de causar ganho de peso na maior parte dos casos, há certas situações (e pessoas) em que a ansiedade emagrece. Esse efeito ocorre sobretudo nos casos de ansiedade de curta duração, e se deve a razões alimentares e comportamentais.
É importante entender que o sentimento, por si só, não faz que se emagreça ou engorde. No caso que faz com que a pessoa ansiosa por exemplo ganhe peso é a fuga para os alimentos calóricos, como chocolate, doces, pizzas, sorvetes, batata frita, etc... As pessoas ansiosas costumam focar a solução dos seus problemas nesse tipo de alimentos.
A boa notícia é que existem alimentos que diminuem a ansiedade, com qualidade, saudáveis, que poderão ajudar bastante.
Alguns alimentos ajudam a amenizar esta emoção. Acompanhe a seguir:
Leite: Nossas mães e avós sabiam das coisas. Quantas vezes nos levaram um copo de leite morno antes de dormirmos? Essa experiência, aparentemente lúdica, tem um fundamento científico.
O leite possui triptofano, substância que ajuda a revestir a serotonina (efeito relaxante, que acalma e induze ao sono) alivia a inquietação e combate a insônia. É um alimento rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B, proteínas e cálcio.
Laranjas: Por ser fonte de vitamina C, reduz o cortisol, o hormônio do estresse. Para que o efeito seja intenso, consuma o suco “in natura”, sem açúcar.
Aveia: Outro alimento indutor de serotonina, além de fibras. Dê preferência à aveia em flocos grossos, porque levarão mais tempo para serem digeridas, e dessa forma, seu efeito relaxante e tranquilizante durarão mais tempo.
Kefir: O intestino é considerado o “segundo cérebro”. Também está ligado à produção de serotonina, portanto, a saúde do intestino está diretamente vinculada ao bem estar.
Seu mau funcionamento altera a química do cérebro, gerando ansiedade. Por esse motivo, o kefir, que é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior, promoverá o bom funcionamento intestinal, permitindo, dessa forma, a melhora do organismo como um todo, incluindo os fatores emocionais.
DICA: Além da alimentação correta, a ansiedade poderá ser amenizada com mudanças no estilo de vida, prática de atividades físicas e melhor entendimento dos fatores que a desencadeiam.

Gostou? Compartilhe