Alberi deixa o PDT
Uma decisão difícil, tomada às vésperas do prazo para mudar de partido: Alberi Grando desfiliou-se do PDT, depois de quase 30 anos de militância. Deve formalizar, neste sábado, filiação ao PMDB. Há poucos dias ele não pretendia deixar o partido por acreditar que havia intenção de mudança. No entanto, passou a observar movimentação que não condiz com o que sempre defendeu internamente. O PDT, segundo ele, está novamente voltado a possibilidade de negociar a vaga de candidato a vice numa na chapa do prefeito Luciano Azevedo. O que não lhe agrada como trabalhista. No entanto, não vê problema em se filiar a um partido que já está na base da administração. O problema não reside em ser governo ou oposição, mas a falta de protagonismo do PDT.
Vice
A observação de Grando tem sentido. Recentemente em um evento oficial, o prefeito Luciano Azevedo, brincando, disse que Márcio Patussi, PDT, ficava muito bem no grupo, onde estavam secretários municipais. Para bom entendedor ... Negociação para que Patussi ocupe vaga de candidato a vice cresce na parada.
Sombra
O vereador Marco Silva desmentiu a colunista no dia 10 de março sobre desconforto com ingresso de novos vereadores na bancada do PP. Nesta semana, contrariando o que disse, Silva anuncia filiação no PSDB. O motivo: sombra nas eleições. Claudio Luiz Soldá e Sidnei Ávila, ambos filiados recentemente no PP, são bons de voto.
Golaço
Os Democratas comemoram a filiação de Sandro Sotilli. Aos 42 anos o ídolo de várias torcidas no Estado, é aposta do partido para puxar voto na proporcional. Levando-se em consideração que candidatos populares, especialmente jogadores de futebol, tem boa resposta eleitoral, mesmo na estreia, o DEM está esperando um golaço do artilheiro.
Entornou o caldo
Baseado em citações explícitas nas investigações da Operação Lava Jato, envolvendo suposto pagamento de propina e favorecimento ao PMDB, o ex-ministro da Educação, Cid Gomes, PDT, protocolou, na Câmara dos Deputados, pedido de investigação e impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer.
#Ficaadica
Para quem preza bom conteúdo, fica a sugestão de leitura da entrevista que o jornalista Gerson Lopes fez com o jurista Luiz Moreira Gomes Júnior, que esteve em Passo Fundo esta semana a convite Observatório da Democracia Brasileira e a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo. Uma contribuição de ON para o bom e elevado debate.