Levar mais cultura e ocupar os espaços públicos da cidade são objetivos do projeto Música na Praça, idealizado pela Prefeitura de Passo Fundo e Associação Passo-Fundense de Músicos e Compositores (APMC). No final do dia desse domingo (03), a Praça Marechal Floriano foi palco dos últimos shows do projeto, com os grupos Samba da Nata e Duo Allduo.
Desde 2013, em três edições, o Música na Praça já registrou 150 shows de 50 artistas locais. Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, o projeto da administração municipal é o maior movimento musical já construído em Passo Fundo. Esta é uma ação inédita em nossa cidade, que divulga a música local e promove a cultura. A APMC chega a 150 associados, o que mostra que o projeto também fortaleceu a associação, mostrando que o setor da música está unido?, destacou Pedro.
Segundo o presidente da APMC, Hique Barboza, o Música na Praça é uma alegria para a associação. Os músicos têm mais espaço em um cenário que muitas vezes é difícil. Podemos levar música para as pessoas e divulgar o trabalho que está sendo feito. Notamos que a cada edição o público participa mais e lota as praças, disse ele.
Quando a música leva solidariedade
Uma das novidades da terceira edição do Música na Praça foi a possibilidade de trocar um brinquedo pelo disco de compilações do I Festival de Música do Passo, realizado pela Prefeitura em setembro de 2015 e que complementa o Música na Praça, ao colaborar com a evidencia o artista local. Além de acompanhar o show, a comunidade contribuiu com a doação e levou para casa um trabalho inédito de artistas passo-fundenses.
O resultado da ação foi direcionado para o projeto Transformação em Arte, filho do projeto Transformação, que teve papel decisivo na estruturação das cooperativas de reciclagem de Passo Fundo: AAMA, AREVI, COOTRAEMPO E RECIBELA. Desde 2007, tudo é mantido em uma parceria de diversas entidades do município que propõe outra visão para o destino final do lixo.
As crianças e jovens que participam do projeto receberam os brinquedos doados com muita alegria. De acordo com a coordenadora, a Irmã Inês Sartori, a iniciativa foi muito boa e as crianças já estão utilizando os brinquedos. Agradecemos de coração, disse ela, que destaca que a bicicleta doada é o que mais faz sucesso.
O Transformação em Arte foi criado para amparar os filhos dos trabalhadores da reciclagem, com ações de promoção social, formação e educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto oferece atividades lúdicas e oficinas em turno inverso ao das aulas.
O projeto
O Música na Praça é um projeto que fomenta o crescimento da cultura, a fim de mostrar a produção musical e o trabalho autoral do compositor passo-fundense. Com a ação, um anseio de muitos artistas foi atendido, através do cronograma de shows de artistas da cidade, organizado para valorizar a cultura e abrir espaço para os talentos locais. O Música na Praça é executado entre as estações da Primavera e do Verão, um convite para ouvir boa música e valorizar os espaços públicos, em especial as praças de Passo Fundo.
A iniciativa é da Prefeitura de Passo Fundo em conjunto com a Associação Passo-Fundense de Músicos e Compositores (APMC).
Música na Praça: terceira edição se despede
· 2 min de leitura