Projeto Amigos da Pele retoma atividades

As crianças assistidas pela entidade receberam informações sobre a importância de se proteger da radiação solar e medidas de fotoproteção

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira ação do projeto Amigos da Pele, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), realizada com a comunidade ocorreu no dia 1º de abril, na ONG Amor, em Passo Fundo. As crianças assistidas pela entidade receberam informações sobre a importância de se proteger da radiação solar e medidas de fotoproteção. 

No encontro, realizado na sede da ONG, na vila Annes, as integrantes do projeto de extensão, as acadêmicas do curso de Medicina Gabriela Spessato, Georgia Chichelero e Raiana Lavratti, abordaram o assunto fotoproteção. As cerca de 15 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos, que participaram da ação, foram orientadas através de atividades lúdicas sobre os riscos de uma exposição solar sem a proteção adequada, sobre a importância de se proteger da radiação solar e sobre as medidas de fotoproteção, como uso de protetores solar, bonés, óculos, roupas apropriadas e horários mais adequados para a exposição solar. A ONG recebe crianças em vulnerabilidade social e é mantida por meio de doações, não sendo caracterizada uma instituição que recebe auxilio do governo. 

O projeto 
O Grupo Amigos da Pele, projeto de extensão da Faculdade de Medicina (FM), foi criado no ano de 2015 pela dermatologista e professora do curso de Medicina Karen Schons. O projeto tem por objetivo divulgar informações sobre fotoproteção (nome dado ao conjunto de medidas relacionadas à proteção ao sol).

Neste ano, o grupo conta com mais uma colaboradora, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a farmacêutica Dra. Fabiana Tonial. O grupo está integrado por oito alunos voluntários e um bolsista, todos do curso de Medicina. O treinamento dos acadêmicos iniciou em março.

O projeto também está disponível para atender convites de escolas, associações de moradores, equipes de Saúde da Família e quaisquer outros grupos da cidade de Passo Fundo que desejam orientações sobre medidas de fotoproteção e prevenção ao câncer de pele. Informações na página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/amigosdapele).

Gostou? Compartilhe