Codepas pretende renovar parte da frota de ônibus

Processo de licitação está em andamento para contratação de instituição financeira. A estimativa é adquirir dez novos ônibus

Por
· 1 min de leitura
Os ônibus da Codepas atuam em 11 linhas do transporte público no municípioOs ônibus da Codepas atuam em 11 linhas do transporte público no município
Os ônibus da Codepas atuam em 11 linhas do transporte público no município
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A empresa pública Codepas está com processo de licitação em andamento para a contratação de instituição financeira que atuará na operação de financiamento para a compra de dez novos ônibus, que atuarão no transporte público no município de Passo Fundo. Este é o segundo processo de licitação aberto pela empresa, já que o primeiro foi licitação deserta, pela ausência de interessados.
O diretor-presidente da Codepas, Tadeu Karczeski, informou que as propostas serão recebidas na próxima semana, 14 de abril. “O processo está aberto e temos uma burocracia a ser vencida. Primeiro licitamos o banco que vai financiar os veículos, porque não temos dinheiro para comprar à vista. E só depois podemos publicar edital para a aquisição dos ônibus”, explicou Karczeski.
A primeira licitação aberta foi deserta. “A lei diz que tem ser bancos públicos. Já fizemos uma licitação e foi deserta. Provavelmente, esta segunda também será. Historicamente é, porque as instituições financeiras não têm interesse. Conforme a lei, temos que abrir pelo menos três processos de licitação. Então se não der nesta segunda vez, teremos que abrir mais um processo ainda”, disse o diretor-presidente da Codepas.
O valor para aquisição dos dez ônibus é de aproximadamente R$ 3 milhões. “Queremos comprar por meio de recursos do Finame/BNDES, porque nas outras vezes os ônibus foram adquiridos por meio de leasing, mas hoje está muito alto o valor, sendo inviável”, justificou Karczeski.
A Codepas possui 32 ônibus, mas 26 costumam estar em operação, em 11 linhas. “Sempre temos ônibus em oficinas. A frota é antiga e os veículos costumam andar 16 horas por dia. É um grande desgaste. Conserta uma peça e estraga outra. Com o valor gasto com a manutenção, conseguimos pagar os ônibus novos”, observou.
Os novos ônibus serão adaptados. “Serão ônibus adaptados para o transporte de pessoas com deficiência, conforme determina a legislação”, garantiu o diretor-presidente da Codepas.

Gostou? Compartilhe