A direção do Presídio Regional de Passo Fundo decidiu restringir a entrada de pessoas no local pelo menos até a próxima quarta-feira (13). A medida visa controlar uma ameaça de surto de gripe na casa prisional. O diretor do presídio, Renato Garlet, afirma que a situação preocupa. “Vamos limitar o máximo possível a entrada de pessoas na casa prisional”. Segundo ele, não se sabe de qual enfermidade se trata. “A princípio, nós esperamos os resultados dos exames que os presos fizeram ontem (7). Estamos com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde avaliando toda a situação”, explica. “Já analisamos todos os presos, temos alguns que apresentaram sintomas. Estamos fazendo readequações na parte da tarde para que os outros não sejam atingidos”.
Até a tarde de sexta-feira (8), 70 apenados foram levados ao Hospital Beneficente Dr. César Santos (HBCS) para realizar exames. “Decidimos cancelar as visitas da parte da tarde de hoje, de sábado e de domingo. Então, a gente pede uma atenção especial por parte dos familiares para que entendam a situação e colaborem”, pede o diretor. Além disso, as audiências e aulas que ocorrem no local também foram canceladas. No entanto, os familiares poderão entregar as sacolas aos apenados hoje até as 15h e domingo das 10h às 15h. “Estamos fazendo de tudo para que os apenados sejam atendidos. Se for necessária a internação, vamos fazer o acompanhamento”, afirma o diretor.
A Secretária de Saúde já tem o número de agentes e apenados do presídio para que seja feita a imunização, mas não há ainda uma data para que seja feita.