Os problemas de saúde da população de Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)
estão caracterizados no mundo inteiro e exigem um olhar atento do Poder Público. A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, criou um serviço específico de atenção para esta população.
Muitas vezes essa população é vítima de discriminações e preconceitos, inclusive, institucional, o que sequer garante acesso à saúde de maneira equânime e integral, pelos princípios baseados no respeito à diferença, afirmou o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
Os pacientes, além de contarem com prontuários e cartão SUS com o nome social, possuem ofertas e demandas complexas, em respeito à diversidade e atenção e manejo das vulnerabilidades sociais. O atendimento é feito por professores e equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde Nonoai, uma unidade escola, onde os profissionais encaminham demandas de tratamentos hormonais, cirurgias de redesignação de sexo e discutem temas como a violência e a saúde mental dos pacientes vinculados ao serviço.
A iniciativa conta com parceria da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Residência de Psiquiatria do Hospital Cidade de Passo Fundo.
Mais informações pelo telefone da Secretaria de Saúde (54) 3316-1000.
Passo Fundo cria serviço especializado para a população LGBT
· 1 min de leitura