Apesar do número de casos de tuberculose ter diminuído no Brasil, em Passo Fundo a doença ainda tem presença significativa. Isso motivou um grupo de acadêmicos de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Secretaria Municipal de Saúde a realizarem uma campanha que estimula a prevenção e o tratamento dessa doença infecciosa. A ação foi realizada nesta sexta-feira, 08 de abril, e fez referência ao Dia Mundial do combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março. A campanha se deu na praça Tamandaré, onde estudantes e profissionais informaram quem passava pelo local sobre a importância de prevenir e tratar a tuberculose.
A tuberculose é causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo. É transmitida de pessoa para pessoa, ao espirrar, tossir ou falar. Quem tem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ter tuberculose. Todas as unidades de atendimento do município de Passo Fundo estão capacitadas a orientar e encaminhar pacientes com suspeita da doença. O tratamento é totalmente gratuito pelo SUS, e deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames.
Os estudantes de Medicina envolvidos na ação integram a International Federation of Medical Students Associations(IFMSA), organização que promove a saúde de diferentes formas.