No Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril), a equipe do Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade promoveu atividade destinada à qualificação dos profissionais da área de enfermagem e orientação dos pacientes oncológicos de vários municípios da região. “Esta troca de informações, de conhecimento, tem um objetivo comum: o atendimento ao nosso paciente de forma humana e com todo carinho que ele merece”, esclareceu a coordenadora de enfermagem do HC, Janete Rodegheri.
Durante o Encontro Multidisciplinar em Atenção ao Câncer foram abordadas a qualificação do profissional de enfermagem e a importância do cuidado e qualidade da quimioterapia.
Profissionais do HC também abordaram temas relacionados aos cuidados médicos ao paciente com câncer, orientações nutricionais e direitos do paciente oncológico, além da importância do apoio psicológico no processo de enfrentamento à doença. “O papel da psicologia é promover auxílio ao paciente para que ele tenha melhor condição de enfrentar a doença, melhor condição de enfrentar o tratamento e que ele consiga manter sua vida o mais próximo do normal possível, mesmo diante da doença”, explicou o psicólogo Tiago Muza Rosa, durante a atividade.
O Hospital da Cidade de Passo Fundo oferece atendimento especializado e multiprofissional aos pacientes oncológicos e familiares, iniciativa fundamental no processo de enfrentamento à doença. A integração dos profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes é uma tendência mundial, já praticada nos grandes centros de saúde. Em Passo Fundo, o Hospital da Cidade, é exemplo desta prática.
Informação aliada à prevenção
Ampliar o conhecimento sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer são fundamentais no combate à doença. No Brasil, as estimativas para o ano de 2016 apontam a ocorrência de aproximadamente 596.070 casos novos de câncer.
O Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS realizou atividade voltada à conscientização do público jovem sobre a doença. “Nós entendemos que nada melhor do que promover informações e trocar ideias sobre essa doença. Nada melhor existe para que a gente possa prevenir essa doença”, destacou a coordenadora do programa, Marisa Baseggio Carretta.
A atividade buscou a participação ativa dos alunos do Instituto Educacional Cecy Leite Costa, através de esclarecimentos sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer, combatendo os vários mitos sobre a doença.
As palestras foram realizadas durante os turnos da manhã e tarde e tiveram a participação de professores e alunos da instituição.
Atividades abordaram tratamento e prevenção da doença
· 1 min de leitura