A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, de 18 a 20 de abril, o 4º Seminário Nacional de Inclusão Digital. com o tema “A liberdade digital de aprender”, o evento deve reunir a produção científica e as experiências realizadas em âmbito nacional nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão digital. Dentre as atividades da programação, que contempla mesas-redondas, palestras e encontros, está também o 1º Laboratório de Cultura Digital na Educação: novos modos de ler e escrever.
O Laboratório acontecerá nas dependências do Mundo da Leitura, Campus I, das 22h do dia 18 de abril até as 4h do dia 19 de abril, onde serão executadas ações de exploração da cultura Geek, Digital e Nerd, envolvendo oficinas sobre mangás, RPG e Munchkin (jogo de cartas), exibição de animes, séries e filmes da cultura geek, freeplay de games e um quiz relacionado ao mundo nerd. O objetivo é apresentar ao público os processos de aprendizagem baseados em escrita e leitura de mundo e promover práticas e discussões teóricas sobre cultura digital na perspectiva de um ambiente criativo, inovador e crítico para o desenvolvimento de ações educacionais, culturais e tecnológicas.
Os participantes do Senid e a comunidade em geral estão convidados a participar. Segundo o coordenador, professor Adriano Canabarro Teixeira, o desafio é que, ao final do Laboratório, se tenha conhecimento sobre “O que a cultura digital tem a dizer para a educação”. “Queremos que educadores, pesquisadores e comunidade conheçam essas atividades não como expectadores, mas como gamers. Dessa forma, eles vão poder fazer uma reflexão mais consistente acerca do potencial do mundo nerd para a educação”, pensa.
O 1º Laboratório de Cultura Digital na Educação conta com o apoio do grupo Anime Tchê, de Passo Fundo. Mais informações sobre o Senid podem ser encontradas no site www.senid.upf.br.
1º Laboratório de Cultura Digital na Educação integra programação do Senid
· 1 min de leitura