A Prefeitura de Passo Fundo, por determinação do prefeito Luciano Azevedo, solicitou ao Estado do Rio Grande do Sul a antecipação da Campanha de Vacinação. A intenção é garantir o quanto antes a vacina para a população passo-fundense, principalmente para os grupos de risco.
Já estamos com uma série de ações em Passo Fundo para articular um sistema de prevenção da gripe H1N1, por isso, também esperamos que as vacinas possam chegar antes através desse pedido, que reforça a preocupação de todos para combater o vírus, disse o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
Reuniões com enfermeiros, médicos da rede e com os três hospitais de atendimento público em Passo Fundo estão sendo realizadas para tratar sobre o tema. De acordo com o secretário Luiz Artur, ainda será mudado o sistema de referência e contra-referência para os serviços de urgência. Esta iniciativa visa reduzir a superlotação dos serviços de urgência, justamente com a chegada do inverno, que se soma à realidade das urgências da cidade. As ações ocorrerão em função dos riscos que as aglomerações nos serviços de urgência trazem para os próprios pacientes, ponderou.
A partir do dia 18 de abril, os fluxos de urgência e das unidades de saúde serão estabelecidos em duas vias, ou seja, haverá a possibilidade de que a consulta que seria nos hospitais seja direcionada para unidades de saúde da cidade de maneira eletiva.
O programa da Prefeitura de Passo Fundo que leva a vacina contra o vírus da gripe até a residência de pessoas com 60 anos ou mais, Vacinação em Casa, já conta com um plano de ação para 2016. No ano passado, o programa imunizou cerca de 2800 idosos em casa.
Prefeitura pede ao Estado antecipação da vacinação contra a gripe H1N1
· 1 min de leitura