OPINIÃO

Fontes em Off - 13/04/2016

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Simplificando a Justiça
Desde esta terça-feira, 12, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) está explicando, em sua página no Facebook, o significado de expressões jurídicas utilizadas no dia a dia da Justiça do Trabalho, especialmente as que aparecem no sistema de consulta processual. Com o nome “Simplificando a Justiça”, a série terá duas postagens semanais. Conforme a presidente do TRT-RS, Beatriz Renck, o objetivo do projeto é explicar ao cidadão o funcionamento da Justiça do Trabalho e as etapas da tramitação processual, estreitando o relacionamento da Instituição com a sociedade. “Nossa ideia é que a pessoa compreenda os termos técnicos com os quais vai se deparar ao longo do seu processo. Dessa forma, ela entenderá com mais facilidade o que está acontecendo em sua ação trabalhista”, explicou.


Treinamento
O programa de educação continuada do Hospital São Vicente de Paulo promoveu, na última semana, um treinamento direcionado para Central de Materiais Esterilizados (CME) com o tema “Os desafios na limpeza e de materiais na CME para garantir eficácia no reprocessamento”. Ministrado pela consultora em CME e vice presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc), Ligia Garrido Calicchio, a atividade ressaltou a importância do processo de limpeza, fundamental no processamento dos materiais. O HSVP mantém protocolos estabelecidos pela ANVISA na CME, que são fundamentais para a segurança do paciente. “Enfatizamos para os técnicos de enfermagem e profissionais que atuam na CME que eles são fundamentais dentro da instituição. Mesmo o processo sendo indireto, eles são importantes para a assistência aos pacientes, e isso também representa um cuidado”, enfatizou Ligia.

Cultura Digital I
A UPF realiza, de 18 a 20 de abril, o 4º Seminário Nacional de Inclusão Digital - Senid. Com o  tema “A liberdade digital de aprender”, o evento vai reunir a produção científica e as experiências realizadas em âmbito nacional nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão digital. Dentre as atividades da programação, acontece, no Mundo da Leitura, o 1º Laboratório de Cultura Digital na Educação: novos modos de ler e escrever, que concentra atividades das 22h do dia 18 de abril até às 4h do dia 19 de abril, voltadas para a cultura Geek, Digital e Nerd. O objetivo é apresentar ao público os processos de aprendizagem baseados em escrita e leitura de mundo e promover práticas e discussões teóricas sobre cultura digital na perspectiva de um ambiente criativo, inovador e crítico para o desenvolvimento de ações educacionais, culturais e tecnológicas.

Cultura Digital II
Os participantes do Senid e a comunidade em geral estão convidados a participar. Segundo o coordenador, professor Adriano Canabarro Teixeira, o desafio é que, ao final do Laboratório, que tem apoio do Anime Tchê, se tenha conhecimento sobre “O que a cultura digital tem a dizer para a educação”. “Queremos que educadores, pesquisadores e comunidade conheçam essas atividades não como expectadores, mas como gamers.  Dessa forma, eles vão poder fazer uma reflexão mais consistente acerca do potencial do mundo nerd para a educação”. Mais informações sobre o Senid podem ser encontradas no site www.senid.upf.br.

Curso para engenheiros
Profissionais e formandos dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental, de Minas e Geologia poderão participar do curso “Projetando com Geossintéticos: Soluções para Engenharia Geotécnica”, promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - Núcleo Rio Grande do Sul – ABMS NRRS, em Passo Fundo. A atividade, realizada em parceria com a Geo Soluções – a Strata Company, acontecerá no dia 3 de maio, das 8h às 18h, na UPF. A programação inclui as palestras: Reciclagem; Geossintéticos; Soluções Geotécnicas com Geossintéticos; e Dimensionamento de estruturas de solo reforçado com geossintéticos, com professores da Imed, UPF, POLI – USP e engenheiro convidado. As inscrições são gratuitas para sócios da ABMS e terão o valor de R$ 40,00 para não-sócios e devem ser feitas através do site www.sympla.com.br. 

Famurs pelo Rio Grande 
O sexto encontro da edição 2016 do programa Famurs Pelo Rio Grande será realizado, nesta sexta-feira, 15, no auditório da Faculdade de Direito da UPF, das 8h30 às 17h. A entrada é franca e serão abordados temas como encerramento de mandato, condutas vedadas durante o processo eleitoral, pauta municipalista e Prêmios Boas Práticas. A atividade é uma parceria da Federação, do Tribunal de Contas do RS (TCE) e da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS). Estarão presentes gestores da Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA), Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) e Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI) que, juntas, representam 48 prefeituras.

Trote ambiental
A faculdade Anhanguera de Passo Fundo promoveu um trote solidário voltado para o meio ambiente: os estudantes plantaram 70 mudas de árvores, com o auxílio da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, no Loteamento Pampa. A ação integrou o Programa Uma Criança, Uma Árvore, que além de homenagear as crianças nascidas no município com o plantio de uma árvore nativa, também promove o trabalho de educação ambiental. O programa tem a intenção de arborizar a área urbana e criar uma ação permanente de preservação do meio ambiente e pluralidade social. Para criar esta nova cultura, as atividades são estendidas para diferentes espaços públicos e escolas.

 

Gostou? Compartilhe