Ambulatório Escola: Mais de mil pessoas atendidas por mês

Atenção secundária beneficia a população, que pode contar com consultas de especialistas

Por
· 1 min de leitura
Alunos de Medicina realizam o atendimento com o acompanhamento de um professorAlunos de Medicina realizam o atendimento com o acompanhamento de um professor
Alunos de Medicina realizam o atendimento com o acompanhamento de um professor
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ambulatório Escola convênio entre Hospital São Vicente de Paulo, Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal de Passo Fundo já está em funcionamento e prestando atendimento aos passofundenses. Mais de 1.000 atendimentos são realizados mensalmente por professores e alunos da Faculdade de Medicina UPF, de diversas especialidades.
Conforme a Enfermeira gestora do Ambulatório Escola, Afeife S. de Moraes, a atenção secundária realizada é um benefício para a população de Passo Fundo, que pode contar com consultas em especialidades como Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Pneumologista, entre outras. “Para realizar a consulta as pessoas devem ir até um Cais, que é Atenção Básica, e agendar a consulta pelo tele-agendamento no fone (54) 3316 8560. Ainda, ser for consulta de especialidades é preciso o encaminhamento de um médico”, informou a enfermeira, destacando ainda que os horários de atendimento são das 7h às 11h e das 13h às 17h, no Ambulatório da UPF, que fica ao lado da Emergência, no HSVP.
O convênio para criar o CAIS Escola foi firmado no final do ano passado. Ao município, fica designada a responsabilidade de repassar recursos de acordo com a tabela do SUS, para a realização de consultas, exames, procedimentos, entre outros. Enquanto isso, o HSVP disponibiliza infraestrutura, a fim de oferecer espaço para aulas, pesquisas e manutenção e atendimento da unidade escola. Por fim, a UPF disponibiliza professores, alunos e funcionários para realizar o atendimento.

Benefícios para todos
Sara Raquel Toledo trouxe os filhos Nicoly, sete anos e Ryan cinco anos, para consulta na Pediatria. Para ela este atendimento facilita o dia a dia. “Esta iniciativa é maravilhosa. O atendimento é muito bom, eles fazem uma investigação completa e veem o que a criança precisa, o que nos deixa mais tranquilos quanto a saúde deles”, evidenciou a mãe.
Além da população os alunos também são beneficiados. Para a Pediatra do HSVP Liege Mozzato, que é coordenadora do Módulo de Pediatria, o ambulatório é a oportunidade de os alunos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. “Os alunos do nono nível, que é um antes deles entrarem no hospital, tem a oportunidade de ver na prática como funciona o atendimento, a avaliação, a prescrição, isso tudo guiados por um professor, que orienta e discute junto com os acadêmicos a melhor conduta a ser tomada”, ressalta Liege.

Gostou? Compartilhe