Olhos atentos para as cores e formas e colaboração ao significar a obra já criada. Assim foi a tarde dessa sexta-feira (15) na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski para alunos da Rede Municipal de Ensino, que receberam a artista plástica Miriam Postal. A atividade faz parte do projeto Arte na Biblioteca e compõe um dos 12 projetos oferecidos para a comunidade pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio do Núcleo de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação.
Com a presença da artista, os alunos conheceram trabalhos de algumas exposições de Miriam e também um material inédito, feito especialmente para o Arte na Biblioteca. O diferencial da exposição foi a interatividade proposta: ímãs para cocriar junto ao quadro já pincelado, revistas e palavras cruzadas ilustradas, que serviram como montagem para quebra-cabeças, e pequenos quadros formados por peças móveis.
Segundo Miriam Postal, a ideia veio através da observação. ?Com a interatividade vejo que há mais receptividade das pessoas, principalmente das crianças. Em minhas exposições nos museus, notava que muitas crianças apenas passavam pelos quadros e não os notavam. Trazer ação foi o jeito que achei para mudar isso, explicou ela.
Além de peças já produzidas, a artista plástica aproveitou o convite e trouxe material novo, como as revistas que viraram quebra-cabeças. Aproveitei algumas revistas que gosto e fiz esta montagem com ilustrações para as crianças descobrirem novas formas ou a forma primeira da figura, disse.
O Projeto Arte na Biblioteca tem o intuito de sensibilizar crianças, jovens e adultos para as criações voltadas às artes plásticas, incentivo notado por Miriam: a biblioteca está com vida e tem espaço para arte, destacou.
Quem é Miriam Postal
Natural de Passo Fundo, Miriam Postal é bacharel em Desenho e Plástica e pós-graduada em Arte/ Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Com cursos de especialização no Brasil e exterior, seu currículo vem sendo construído através da participação em importantes exposições de arte nacionais e internacionais.
Dona de um estilo próprio, Miriam tem sua marca registrada, reconhecível em meio a tantos outros artistas, linguagens e temas. Utiliza a técnica de acrílico sobre tela, criando formas generosas de volumes sensuais sem sinal de esgotamento num exercício constante na temática que conta a história dos centros urbanos brasileiros. Em seus quadros, Miriam combina quase sempre personagens masculinos e femininos em clima de sedução. São namoricos que acontecem em praça pública, em meio a festas juninas ou na praia. E assim seguem as imagens construídas pela artista, com visões da colônia, jogos de carta e sinuca.
Biblioteca Municipal recebe exposição interativa de Miriam Postal
· 1 min de leitura